Os acumulados de chuva em Lages, na Serra de Santa Catarina, é de  121.8mm nas últimas 24 horas – os dados da Defesa Civil Municipal são do início da tarde desta terça-feira (3). A quantidade já supera a média mensal de chuvas para a região da Serra, estimada em 120 milímetros.

Mais de 50 atendimentos

Até o início da tarde desta terça-feira (3), a Defesa Civil Municipal já registrou 55 atendimentos à comunidade. Com as fortes chuvas, o nível do rio Carahá estava em 3,23 metros acima do nível considerado normal às 12h28 desta terça.

Os bairros mais atingidos pelas chuvas são: Santa Catarina, Habitação, Vila Nova, São Luiz, Santa Helena, Novo Milênio, Araucária, Caça e Tiro, Várzea, Santo Antônio, Santa Clara, Promorar, Bom Jesus, Centenário e Tributo. A Defesa Civil já soma 250 pessoas afetadas pelas chuvas em Lages.

Ponte pode ter sido ‘seriamente danificada’

Os temporais provocam inúmeros desastres no município serrano. A ponte do Raposo foi interditada devido à cheia do rio Pelotinhas. Segundo a Defesa Civil de Lages, as águas do rio transbordaram sobre a estrutura de madeira, que pode ter sido seriamente danificada.

“Tão logo seja possível, equipe técnica da Prefeitura fará o devido levantamento da situação nessa travessia do rio. A Defesa Civil Municipal irá interditar a ponte por motivo de segurança”, informou a secretaria de Agricultura e Pesca, da Prefeitura de Lages.

“A força das águas, na ação de transbordamento da ponte pode ter avariado seriamente a estrutura de madeira e, desta forma, a passagem sobre esta travessia pode ser perigosa”, concluiu o comunicado”. Na localidade de Entrada do Campo, também há registros de enxurradas e alagamentos.

Notificação

“Até o momento não foi necessária a ativação de abrigos. Qualquer emergência devido às chuvas e temporais a comunidade pode entrar em contato direto com a Defesa Civil Municipal nos telefones: 9 8406 4037 ou 199″, informou o órgão.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: NDMais