Imagem: Defesa Civil

Neste domingo (17) a atuação de uma área alongada de baixa pressão sobre SC aliada ao fluxo de umidade do oceano em direção ao continente favorece o aumento das nuvens com previsão de pancadas de chuvas em todo estado.

No centro-norte do estado a chuva deve ser mais intensa, onde são esperados os maiores acumulados, e pode vir acompanhada de temporais isolados. Assim, o risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas à chuva.

Por conta da maior presença das nuvens as temperaturas não sobem muito. À tarde, chegam aos 22°C no Oeste, 14°C no Planalto Sul e de 15°C a 19°C nas demais regiões. Ventos de sudeste a leste, com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais (em torno de 55 km/h), principalmente, em áreas do litoral.

PREVISÃO PARA SEGUNDA-FEIRA (18/10)
Na segunda-feira (18) um sistema de alta pressão sobre o oceano favorece a circulação marítima e deixa o dia com variação de nuvens e chance de chuva isolada da Grande Florianópolis ao norte do estado.

Em localidades da porção oeste e Planalto Sul a atuação de uma área alongada de baixa pressão, a partir da tarde, ocasiona pancadas de chuvas isoladas. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à chuva.

Amanhecer com temperaturas perto de 6°C no Planalto Sul, 10°C a 14°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grande Florianópolis Serrana e de 13°C a 17°C nas demais áreas. À tarde, por conta da maior presença das nuvens, as máximas chegam aos 16°C nos Planaltos, Alto Vale, variam de 16°C a 20°C no litoral, Vale, Meio Oeste e até 24°C no Oeste. Ventos de sudeste/leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (19/10)
Na terça-feira (19) um sistema de alta pressão deixa o dia com sol e algumas nuvens no Litoral e Planalto Sul, Grande Florianópolis e em parte do Vale do Itajaí. No norte e porção oeste do estado e ao norte do Vale, áreas de instabilidade vindas do Paraná ocasionam pancadas de chuvas, que podem vir acompanhadas de temporais isolados a partir da tarde. O risco é baixo para ocorrências associadas à chuva e temporais.

Amanhecer com temperaturas perto dos 6°C no Planalto Sul, 9°C a 13°C na porção oeste, Planalto Norte, Alto Vale, Grande Florianópolis Serrana, 14°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas chegam aos 16°C no Planalto Norte e variam de 17°C a 22°C no restante do estado. Ventos de leste, com fraca a moderada intensidade e rajadas ocasionais.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – Na quarta-feira (20) e quinta-feira (21) a atuação de uma alta pressão favorece a circulação marítima e deixa o dia com variação de nuvens e chuva isolada no litoral, Vale. Já na porção oeste e Planaltos estes dias devem ser de sol com poucas nuvens.