#Pracegover Foto: na imagem há árvores e neve
#Pracegover Foto: na imagem há árvores e neve

Uma nova e forte massa de ar polar causará queda na temperatura a partir desta terça-feira (27) em Santa Catarina e nos demais Estados do Sul. Na região Sudeste do Brasil, as temperaturas também estarão baixas.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu recentemente uma nota meteorológica sobre a onda de frio intenso, com possibilidade de neve e congelamento de pista no Planalto Sul e no Meio Oeste. Há a possibilidade que os termômetros cheguem a -9ºC em algumas cidades.

Conforme o meteorologista, Ronaldo Coutinho, de 80 a 90% do território catarinense terá mínimas de 2 a 7 abaixo de 0. “Haverá algumas áreas com 7 e 10 negativos e alguns pontos entre 10 e 12 negativos. São os extremos que estamos trabalhando com os dados de hoje. No litoral Sul poderá ter mínimas de até 3 ou 4 negativos. Na região de Rio Fortuna, Braço do Norte, São Ludgero, Armazém, Grão-Pará, interior de Criciúma e pontos da Ilha podem ter negativo”, expõe.

Conforme o meteorologista da Climaterra,  a frente fria que deverá passar por Santa Catarina nesta semana será extraordinária. “A onda de frio que está por vir só perde para o frio de 1955. Mantendo se as projeções, o frio trará um prejuízo grande para a agricultura”, assegura.

O aviso de frio intenso também se estende a agricultura, piscicultura e pecuária que poderão ter impactos negativos. Para isso, a Epagri está repassando orientações aos produtores rurais em relação aos cuidados necessários para cada cultura. É importante destacar que existe também o risco de ressaca e alagamentos costeiros a partir de quarta-feira (28). Desta forma, a DCSC destaca o risco de navegação de pequenas e médias embarcações e a necessidade de cuidados com apetrechos de pesca.

O coordenador de monitoramento e alerta da DCSC, Frederico Rudhorff, explicou que a partir desta segunda-feira ocorrerá a passagem de uma frente fria, mas que não vai oferecer riscos significativos de tempestades. “Amanhã será um dia chuvoso em Santa Catarina e o início do declínio acentuado da temperatura em todo o Estado, com maior intensidade nos planaltos Norte e Sul”. O pico será na quinta-feira, mas o frio se estende até o próximo sábado”, explicou Rudhorff. Ele reforça que teremos temperaturas negativas com frio abrangente e intenso, com chances de geada no litoral.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul