Chuva, frio e ventos intensos com tempestades em SC

Quarta-feira (26/06): 

Tempo: encoberto com chuva em SC. No decorrer do dia, o tempo melhora a partir do oeste e sul do estado.  

Temperatura: em declínio acentuado, a mínima ocorre à noite.

Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais persistente no Planalto Sul e Litoral.

Sistema: passagem de frente fria por SC e avaço de uma massa de ar frio pelo Sul do Brasil.

———–

OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA 

Início: 26/06/2019 às 6h

Fim: 26/06/2019 às 20h

Regiões: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte.

Previsão: Tempestades isoladas com risco de granizo, chuva moderada a forte, ventos intensos e raios a partir da manhã de quarta-feira (26) devido ao avanço da frente fria.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL SC

Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Ventania passa dos 100 km/h no Sul do Brasil 

Como previsto, rajadas muito fortes de vento voltaram a ocorrer sobre a Região Sul do Brasil por causa do deslocamento de uma frente fria entre o Paraguai, o norte da Argentina e o Sul do Brasil.  O estado de Mato Grosso do Sul e também São Paulo, mas de forma menos acentuada, sentiram os efeitos das forte área de baixa pressão atmosférica desta frente fria.

 

Em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense, diversas rajadas passaram dos 90 km/h desde a meia-noite até 15 horas do dia 23 de junho. Oito rajadas superaram os 100 km/h.