Foto: Observatório Espacial Heller & Jung / Divulgação

O planeta Terra está passando pelos resíduos do cometa Halley e é possível ver a chuva de meteoros Orionídeas. O fenômeno acontece até 7 de novembro e por enquanto é visto apenas por observadores.

Mas entre a noite desta terça e madrugada de quarta a chuva de meteoros terá seu pico e poderá ser vista a olho nu em todo o Brasil. Os meteoros da Orionídeas passarão mais perto da Terra ao redor da constelação das Três Marias no Hemisfério Sul, no Cinturão de Órion.

De acordo com a International Meteor Organization (IMO), a chuva com resíduos do Halleysó vai acontecer novamente em 2061.

Em Santa Catarina o tempo parece que vai colaborar. Não há previsão de chuva durante o período da passagem do fenômeno. Então basta olhar para o céu na direção leste a partir das 23 horas de terça.

Esteja em um local com o céu bem escuro e em locais distantes da poluição luminosa. Para quem não tem telescópio ou binóculos, a solução pode ser aplicativos para celular que ajudam na observação, com Google Sky MapStar Chart e Stellarium que facilita a localização de Órion.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul