Imagem: Defesa Civil

Uma massa de ar seco chega ao Sul do Brasil nesta quarta-feira e estabiliza o tempo na maior parte de Santa Catarina. Apenas o Litoral e áreas próximas permanecem com mais nuvens e condições para chuva fraca e ocasional, devido aos ventos que sopram do mar para o continente (circulação marítima).

No amanhecer volta a fazer frio, com mínimas em torno dos 3°C na Serra, variando entre 12 e 15°C no Litoral e entre 7 e 12°C nas demais regiões. À tarde as temperaturas máximas chegam aos 28°C no Oeste, variam entre 15 e 18°C no Planalto Sul e entre 18 e 21°C nas demais regiões.

O vento, que varia de sudeste a nordeste, permanece forte no amanhecer, mas perde força no decorrer do dia. O mar segue agitado em todo o Litoral de Santa Catarina. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas ao vento forte, mar agitado e ressaca.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (23/09)

No Litoral e Vale do Itajaí o tempo permanece instável e com chuva ocasional devido a circulação marítima. Do Oeste ao Litoral Sul, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão em formação no Rio Grande do Sul, favorecem a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas desde o início da manhã.

A temperatura ainda fica baixa no amanhecer no Planalto Sul, com mínimas em torno dos 5°C. Nas demais áreas altas do estado as mínimas variam entre 7 e 9°C. À tarde as máximas se aproximam dos 30°C no Oeste e variam entre 23 e 25°C nas demais regiões.

Vento do quadrante leste/nordeste com intensidade fraca e algumas rajadas. A agitação marítima diminui no decorrer do dia, mas ainda apresenta picos de ondas de até 2,5m pela manhã. O risco é baixo para ocorrências associadas às condições de tempo.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS – A semana termina ainda com condição para chuva em Santa Catarina. Tanto na sexta-feira (24) quanto no sábado (25) a combinação de calor e umidade alta, além da influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) favorecem a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, principalmente entre a tarde e o início da noite. As temperaturas voltam a se elevar, com mínimas acima dos 10°C em todas as regiões. Nas tardes, as máximas variam entre 26 e 30°C no estado. O vento predomina de nordeste do Litoral aos Planaltos e varia de nordeste a sudeste no interior do estado, ambos com fraca intensidade.