#Pracegover Foto: na imagem há algumas pessoas
#Pracegover Foto: na imagem há algumas pessoas

A chegada nesta sexta-feira (29) de uma frente fria em Santa Catarina fez surgir nas redes sociais boatos sobre uma possível nevada. Mas não há ainda o menor indicativo de que o fenômeno possa ocorrer nos próximos dias, segundo meteorologistas.

Os moradores do Estado devem se preocupar em tirar do maleiro cobertas extras. O frio intenso permanecerá até domingo (31), com temperaturas que devem chegar a 0°C em algumas regiões.

O motivo de não ter sequer chance de neve é a falta dos “ingredientes” necessários ao fenômeno. “A massa de ar polar tem ingredientes. E faltam o ar frio e a manutenção de umidade, por exemplo”, diz o meteorologista Piter Scheuer. Se existe possibilidade, é a mais remota possível.

Segundo Scheuer, teremos dois momentos durante o frio nos próximos dias. O primeiro, que ocorre na noite desta quinta (28), é a “propagação de áreas de instabilidade reforçadas pelo ingresso de uma frente fria”, o que provocará temporais .

A Serra e o Oeste serão as primeiras regiões atingidas em Santa Catarina. No amanhecer a Grande Florianópolis, Norte de Santa Catarina, Vale do Itajaí e Planalto Norte estarão sob o efeito dessas áreas. Além do frio, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a ocorrência de temporais, ventos intensos, mar agitado, ressaca e alagamentos costeiros.

Os avisos apontam para rajadas de vento moderadas a fortes em Santa Catarina. Também está previsto mar agitado e ressaca até o próximo sábado (30), destaca o órgão.

Tempo melhorará logo em seguida

Os temporais serão provisórios, segundo Scheuer. O tempo vai melhorar gradativamente durante a manhã de sexta-feira, do Oeste ao Sul de Santa Catarina. A responsável por salvar o último dia da semana é uma massa de ar frio e seco. Ele entrará no Estado, garantindo sol e algumas nuvens.

“Essa massa de ar frio e seco consegue influenciar todas as regiões mantendo o tempo bom. É uma virada, com uma frente fria que passa, com a entrada de chuvas e temporais, e melhora com o afastamento”, ressalta. Ou seja, teremos frio e tempo firme.

As seguintes temperaturas mínimas devem ser registradas nesta sexta-feira:

  • Oeste: 4°C a 5°C  durante o amanhecer, e 13°C devem ser registrados durante a tarde;
  • Serra: 0°C a 4°C durante a manhã, e 13°C na tarde. No topo da Serra devem chegar a 8°C;
  • Litoral Sul: mínimas devem oscilar entre 10°C 12°C no amanhecer;
  • Grande Florianópolis e Norte: 12°C a 14°C na manhã e máximas devem ficar entre 20°C e 18°C;

Fim de semana

O sábado (30) e domingo (31) serão de sol e variação de nuvens. “Faz frio durante madrugada e manha, 0°C a 3°C graus no Oeste e Serra. Alguns pontos das áreas mais altas do Oeste e Meio-oeste podem negativar. No topo da Serra pode chegar até -5°C”, explica o meteorologista.

No decorrer do dia, durante a tarde, a média em todo o Estado deve oscilar entre 16°C e 17°C. Scheuer detalha que a massa de ar frio começa a enfraquecer a partir de segunda-feira, voltando a predominar o tempo seco e quente.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: NDMais