Os consumidores vêm sentindo no bolso o peso da cesta básica, desde o começo do ano. Em janeiro, ela aumentou em quase todo o país, e a maior alta foi registrada em Florianópolis, de 5,82%.

Para auxiliar a população na hora de realizar as compras, o Procon realizou uma pesquisa e constatou diferenças entre um estabelecimento e outro, como é o caso da batata lavada, onde o preço variou 758%. Ela pode ser encontrada em alguns locais por R$ 0,50 o quilo, e em outros por até R$ 4,29.

“Não é comum que os fornecedores destes supermercados sejam tão diferentes nos seus preços. Por isso, queremos saber se o consumidor não está sendo lesado e se não há nada que infrinja o Código de Defesa do Consumidor”, explicou o diretor do órgão, Tiago Silva.

Diante de tanta discrepância, o órgão do Estado notificou as empresas para que apresentassem as notas de compras, para verificar se não há cobrança abusiva. Os supermercados terão 10 dias para apresentar os documentos, sob pena de sofrer sanções administrativas.

 

Fonte: Governo de SC

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul