Compromisso com a excelência na prestação dos serviços, que atendam ao padrão de qualidade do transporte ferroviário, são metas da Ferrovia Tereza Cristina e da Transferro Operadora Multimodal. As empresas têm trabalhado ano a ano para promover melhorias, aprimorar processos e operações.

O resultado dessas ações pôde ser confirmado nesta sexta-feira (13), no fechamento da Auditoria Externa, com a recertificação das normas ISO 9001, Gestão de Qualidade, ISO 14001, Gestão Ambiental e OHSAS 18001, Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

São 23 anos de administração privada, assumindo desafios e reafirmando o seu compromisso com a satisfação de clientes, acionistas, colaboradores e comunidade, aplicando melhoria contínua em todos os processos de responsabilidade socioambientais, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável da região Sul de Santa Catarina.

O atestado de excelência no Sistema de Gestão Corporativo (SGC) é a soma da dedicação e do envolvimento dos colaboradores e direção, que garantiram as certificações e, consequentemente, a qualificação do transporte ferroviário de cargas realizado pela FTC e os trabalhos de operação da descarga, movimentação e abastecimento de carvão mineral dos silos das unidades do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, executado pela Transferro.

As empresas, que passaram por Auditoria Externa desde o início da semana, foram avaliadas pelo Organismo Certificador BRTUV, representado pelos auditores Stael Martins Rosa e Rosano Alfredo Rosa. Durante o encerramento dos trabalhos, foram enfatizados os pontos fortes do Sistema de Gestão. Dos processos auditados, a Transferro recebeu uma não-conformidade e oito comentários. Já na Ferrovia, não houve registro de não-conformidades, somente sete comentários.

Segundo a auditora, Stael Martins Rosa, auditar a FTC e a Transferro é motivo de satisfação para o grupo, porque as empresas possuem um corpo funcional comprometido com o Sistema de Gestão. “O conhecimento técnico dos colaboradores é um dos pontos fortes, assim como o engajamento e a transparência da direção. Somados a isso, o sucesso da conquista também se dá pela condução da Auditoria Interna. Essa preparação foi importante e fez a diferença no resultado final dos trabalhos”, destacou.

O Diretor de Operações, Luis Mário Novochadlo, parabenizou a todos pelo êxito e disse que mais importante do que conquistar é manter. “Sabemos das dificuldades e de algumas peculiaridades das empresas, mas temos um processo bem conduzido. Estamos focados na melhoria contínua e por isso vamos analisar os comentários registrados, buscando soluções para cada vez mais aprimorarmos os processos do Sistema de Gestão Corporativo das empresas”, salienta.

Para o Diretor-presidente, Benony Schmitz Filho, a conquista é resultado de um trabalho em equipe bem conduzido. “Mudar a cultura de uma empresa não é tarefa fácil, mas ter pessoas motivadas e engajadas no Sistema torna as coisas possíveis. O desafio agora é manter as três Normas até o próximo ano, para seguirmos a linha de excelência”, parabeniza Schmitz.

 

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