A Cooperativa de Eletricidade de Gravatal (Cergral) encerrou 2019 com motivos de sobra para comemorar. Foi premiada com o terceiro lugar entre as cooperativas do Brasil e a primeira em Santa Catarina pelas suas demonstrações contábeis. A premiação é da Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Abraconee) que promove anualmente o Encontro de Contadores do Setor de Energia Elétrica (Enconsel), realizado em Foz do Iguaçu (PR) no final do ano, que contempla as demonstrações contábeis mais bem preparadas com uma certificação.

Em dezembro a Cergral recebeu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ainda em dezembro o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) promoveu a entrega da certificação para as empresas socialmente responsáveis, com a Cooperativa sendo contemplada com a certificação em solenidade realizada no auditório do CRC-RJ.

Trabalho em equipe

No inicio deste ano veio a informação de que o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC) deu à Cergral, em 2019, o percentual de 82,23%, ficando em quarto lugar no Brasil entre as permissionárias com até 10 mil unidades consumidoras. A pesquisa da Aneel é realizada desde 2000 e a partir de 2002 transformou-se em premiação. A partir de 2014 a Anell passou a realizar a pesquisa do IASC avaliando a satisfação do consumidor residencial das cooperativas.

Todas as premiações são resultados de um conjunto de informações preparadas pela equipe técnica da Cergral e, em especial pela contadora Luana Mendes Leandro, premiada no Enconsel, que compreendeu o Relatório de Responsabilidade Socioambiental e que, também, serviu de base para a certificação junto à Alesc e ao CRC-RJ.

“Estas certificações e premiações são motivos de grande satisfação não apenas para a Cergral, mas para todos os gravatalenses, com a certeza de que estamos trilhando o bom caminho na prestação de serviço aos associados. Esperamos continuar melhorando e bem representando as cooperativas catarinenses nos próximos anos”, pontua o presidente da Cooperativa João Vânio Mendonça Cardoso.

Ainda segundo o presidente, as certificações e premiações representam o reconhecimento do esforço, muitas vezes silencioso, realizado pelas cooperativas catarinenses. “Silencioso porque as certificações e premiações têm um peso importante no caráter contábil e financeiro e são poucas as pessoas que se interessam pelas informações mais volumosas e complexas, a exemplo das informações de cunho contábil, mais acessível aos técnicos ligados às áreas de finanças”, conclui.