Foto: Cerbranorte/Divulgação

As interrupções causadas por vegetações em contato com a rede elétrica são ainda mais frequentes no verão, por conta dos fortes ventos e tempestades costumeiras do fim de tarde. No município de Rio Fortuna o índice é ainda maior, já que a região possui diversas plantações, principalmente de eucaliptos. Mesmo sendo um problema maior nessa época do ano, a poda de árvores e galhos deve ser realizada durante o ano todo, e há anos a cooperativa presta o serviço de forma gratuita.

Atualmente a Cerbranorte conta com duas equipes especializadas no serviço, que trabalham intensamente nos municípios de abrangência da cooperativa. Conforme o engenheiro Fábio Mouro, esse serviço é indispensável para garantir a continuidade no fornecimento, principalmente nas áreas rurais. “Sempre realizamos esse tipo de serviço, porém com o aumento da demanda nos vimos obrigados a terceirizar o setor da roçada para melhor eficácia. Nossa maior preocupação é com Rio Fortuna, onde os índices de vegetação próxima das redes elétricas são ainda maiores. O eucalipto, por exemplo, é uma das vegetações mais comuns em nossa região quando tratamos de ocorrências com árvores na rede.” complementa Fábio.

A Lei Ordinária nº 17.588, de 30 de outubro de 2018, estabelece os limites para plantio de árvores exóticas e nativas: Art. 1º A faixa de segurança mínima para o plantio de árvores exóticas e outras de grande porte junto às redes de distribuição de energia elétrica é de 30 (trinta) metros, (15 metros de cada lado, a partir do eixo central) para espécies folhosas, e de 15 (quinze) metros (7,5 metros de cada lado, a partir do eixo central) para espécies coníferas.

Para fazer a poda destas árvores próximas ao sistema de distribuição, é preciso entrar em contato com quem entende do assunto. Para solicitar, basta entrar em contato com o setor de atendimento ao consumidor no 0800 643 2499. O serviço é gratuito e é realizado de acordo com os procedimentos de segurança necessários.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul