Laguna

O Carnaval está próximo e a contagem é regressiva para uma das maiores e mais contagiantes festas. As cidades começam a se preparar e os tambores das baterias das escolas de samba já estão a todo vapor. Tubarão, Laguna, Imbituba, assim como outros municípios em que a festa de Momo é tradição, já realizam ensaios nas ruas e pavilhões.

Na cidade de Anita Garibaldi, os tambores já estão a mil e neste sábado inicia o Pré-Carnaval. O evento, que terá a participação de cinco escolas de samba filiadas à Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna (Liesla), ocorrerá até o próximo dia 29. Os tradicionais ensaios das baterias das escolas serão realizados no Centro Histórico de Laguna.

A concentração será na praça República Juliana (em frente ao Museu Anita Garibaldi) e o fim do desfile será próximo ao calçadão da Rua XV. O Pré-Carnaval será aberto, neste sábado, pela Escola de Samba Xavante, às 21h30min. Após, entra na festa a Mocidade Independente, Os Democratas, Brinca Quem Pode e a campeã do ano passado, Vila Isabel.

Neste domingo e durante os dias da semana, apenas duas escolas farão ensaios, sempre às 22 horas. Aos sábados, são sempre três. Durante os desfiles, o regulamento prevê que as escolas deverão ter, pelo menos, 40 integrantes na bateria, incluindo intérpretes e instrumentos de cordas.

Todos devem estar uniformizados e identificados com a camiseta alusiva ao enredo de 2008. O desfile oficial será dia 4 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval.