Foto: Banco de imagens Notisul

Os cemitérios municipais de Tubarão, o Central e o Horto dos Ipês, funcionarão neste feriado de Finados com medidas e horários especiais, em virtude da pandemia de Covid-19.

Uma nota técnica foi emitida pela Vigilância Sanitária, onde constam as regras e as medidas de prevenção que devem ser obedecidas nestes três dias, em especial no feriado da próxima segunda-feira, dia 2.

A começar pelo horário de funcionamento dos cemitérios, que estarão abertos à comunidade das 8 às 17 horas, nos três dias. Para evitar a aglomeração, recomenda-se, inclusive, a antecipação das visitas aos entes queridos para o sábado (31) e o domingo (1º), de modo a não lotar os cemitérios na segunda-feira (2).

Da mesma forma é recomendada a diminuição do tempo de permanência nos cemitérios, assim como, para aqueles positivados para o novo coronavírus, que não saiam de casa, mantendo-se o isolamento.

Para os ambulantes que vendem flores nos cemitérios, deve ser respeitado o distanciamento de dois metros entre as barracas e o de um metro e meio entre os clientes, além de farta oferta de álcool em gel a 70%, tanto para os consumidores quanto para eles próprios.

Em tempo, o uso da máscara dentro e nos arredores dos cemitérios é obrigatório, tanto para os visitantes quanto para aqueles que trabalharão nos locais.

DENGUE – Além dos cuidados especiais com a Covid-19, não se deve esquecer, também, das medidas de prevenção à dengue, estas mais comuns e conhecidas, mas ainda necessárias, em especial nesta época.

Por isso, utilize sempre vasos ou recipientes com furos, que permitam a vazão da água, mesmo que com flores artificiais, que, inclusive, devem ter preferência. Desta feita, no lugar da areia, podem ser usadas pedras, que facilitam o escoamento da água.

É importante ainda eliminar pratos ou “cachepots”, pois também propiciam o acúmulo de água.