A Celesc preparou uma série de ações específicas para atender a alta da demanda no setor de energia elétrica por conta da temporada de verão em Santa Catarina e, assim, garantir ainda mais confiabilidade ao sistema.

Entre os investimentos, previstos para todo o estado, em especial no litoral, está a contratação de equipes de reforço, realocação de pessoal para áreas com mais movimento, além de aquisições de transformadores, torres e a ampliação da capacidade das subestações.

A vinda de milhares de turistas para o litoral catarinense, somado ao número de habitantes das cidades, o crescimento abrupto do consumo provocado pelo uso intensivo de eletrodomésticos e a incidência 35% maior de temporais no verão, criam um cenário sazonal desafiador para a Companhia.

O plano de ação está norteado em três grandes frentes: reforço do sistema, manutenção preventiva e ampliação do número de equipes para atendimento de emergências.

Especificamente para a temporada 2021/2022, estão sendo contratadas mais 10 equipes com caminhões pesados que atuarão nas regiões de Florianópolis, Joinville, Itajaí e Tubarão.

Estas regiões costumam concentrar o maior número de turistas, tendo as praias como principal destino. Ao todo, serão mais de 1200 profissionais, entre eletricistas e atendentes comerciais, para fazer frente às ocorrências em campo entre os meses de dezembro e março nas regiões do litoral.

Também com foco na operação, foram adquiridos dois novos transformadores móveis (subestações volantes) totalizando um acréscimo de 80 MVA, demanda suficiente para atender a população de municípios como de Porto Belo e Itapema somados.

Além disso, também foram adquiridas mais seis torres modulares para linhas de alta tensão, trazendo um maior dinamismo no restabelecimento da rede em caso de ocorrências na alta tensão.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul