#Pracegover Na foto, homens próximo a uma linha de transmissão
#Pracegover Na foto, homens próximo a uma linha de transmissão
Investimentos em construção e ampliação de subestações, linhas de distribuição e linhas de transmissão estão entre as obras de impacto projetadas pela Celesc para o Núcleo Sul (Nusul) em 2022. As ações representam mais qualidade e segurança no fornecimento de energia elétrica para a região. 
 
A Linha de Transmissão Tubarão Sul, em 138 kV, está entre essas obras. Com 12,4 quilômetros de extensão, a obra foi entregue em fevereiro deste ano, e representa melhora na disponibilidade de energia e do atendimento da região de Tubarão, Capivari de Baixo, Jaguaruna e Sangão.
 
Com a nova linha, haverá redução de carga nos transformadores da Subestação (SE) Jorge Lacerda, diminuindo o risco de sobrecargas, garantindo mais robustez ao sistema elétrico que atende aos clientes da região Sul do Estado. Outro investimento que impactará de forma positiva a região é a construção da Subestação (SE) Capivari de Baixo. A obra está sendo executada, e deve entrar em operação até o final deste ano. A nova subestação será interligada a 138 mil volts com as redes já existentes naquela área, e 26 MVA de potência serão acrescidos. Pronta, ela dará mais confiabilidade ao sistema elétrico, aumentando em 25% a capacidade instalada de atendimento na região, e diminuindo o risco de quedas de energia no sistema elétrico nos municípios de Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava.
 
Ainda em 2022, está previsto o início da construção de uma nova subestação e de uma linha de transmissão em Araranguá. Trata-se da Subestação Araranguá Lagoa da Serra. A construção da Linha de Transmissão Forquilha – Turvo e da Linha de Distribuição Ermo – Sombrio, além da ampliação das subestações de Laguna, Orleans e Sombrio, e reforma das redes de distribuição na região central de Criciúma completam a lista das principais obras em execução na área de abrangência do Núcleo Sul (Nusul) neste ano.
 
Outra obra importante já em andamento é a iluminação da Rodovia Aristides Bolan (Via Rápida), de Criciúma. As obras de construção da rede subterrânea de energia iniciaram no dia 1° de fevereiro, com a marcação de todos os postes a serem implantados ao longo na via. Conforme calendário, o prazo para conclusão da obra é de cerca de seis meses. O projeto prevê a instalação de luminárias de LED ao longo dos 12,7 quilômetros do trajeto. O empreendimento será custeado por convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, com recursos oriundos do ICMS, sem contrapartida dos municípios.  
 
“A Celesc vem promovendo uma série de obras estruturantes que visam reforçar o sistema elétrico na região. São obras que contemplam tanto o reforço operacional como a melhora no serviço de distribuição e entrega para o consumidor, aumentando a disponibilidade e segurança. Os investimentos, que incluem substituição de redes, ampliação da capacidade de subestações, modernização de equipamentos e substituição de redes aéreas por compactas, terão como resultado mais segurança e disponibilidade de energia para os municípios atendidos na região. As ações se alinham à missão da Celesc de fornecer energia com qualidade aos catarinenses”, destaca o gerente do Núcleo Sul, Zulnei Casagrande. 
 
Investimentos entre 2019 e 2021
 
O Sul catarinense recebeu investimentos importantes entre 2019 e 2021. Entre eles, destaque para a ampliação da Subestação Siderópolis. A obra representa maior disponibilidade de energia e melhor atendimento aos municípios, beneficiando diretamente as cidades de Siderópolis, Urussanga e Criciúma. Também foi entregue em 2021 a ampliação da Subestação Içara, melhorando o atendimento nas cidades de Içara, Criciúma e Rincão. A reforma da rede de Balneário Arroio do Silva e a separação do sistema elétrico da cidade, que foi desvinculada de Araranguá e passou a ter sistema próprio, foram outras ações concluídas no ano passado. Entre 2019 e 2021, a Celesc investiu cerca de R$ 218 milhões em obras no Núcleo Sul.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Celesc