Imagem: Licença do Freepik

O Procon de Santa Catarina notificou a Celesc nesta segunda-feira (24) para que a empresa suspenda o reajuste na conta de luz, em vigor desde sábado (22). De acordo com o Procon, a Celesc deve considerar o momento delicado que aos catarinenses passam por conta da crise do Covid-19, que afetou drasticamente a economia.

A Celesc ainda não se manifestou sobre o assunto, mas informou que recebeu notificação foi recebida e está sendo analisada. A empresa tem 24 horas a partir do recebimento para se manifestar.

Nesta terça-feira, o diretor-presidente da Celesc, Cleicio Poleto Martins, participará da reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, para tratar do reajuste da tarifa.

Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste nas tarifas praticadas pela companhia responsável pelo fornecimento da energia elétrica em boa parte dos municípios catarinenses. O aumento médio será de 8,14%.

Consumidores inadimplentes

Durante a reunião Cleicio também falará sobre a retomada no corte do fornecimento de eletricidade dos consumidores inadimplentes. .Martins será questionado pelos membros da comissão.

Desde 1º de agosto, a Celesc, também por determinação da Aneel, retomou a suspensão do fornecimento de energia por falta de pagamento para clientes residenciais e demais classes, inclusive os serviços de atividades considerados essenciais.

Os desligamentos haviam sido suspensos em função da pandemia da Covid-19. Os cortes para consumidores de baixa renda e unidades onde more pessoa que dependa de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida seguem suspensos.

A reunião começará às 13 horas e será por videoconferência.

Entre em nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul