Wagner da Silva
Braço do Norte

Calor e barulho são apenas dois de vários outros problemas enfrentados no Centro de Educação Infantil (CEI) Girassol, em anexo ao Ginásio de Esportes Dorvalino Locks, no bairro Rio Bonito, em Braço do Norte.

As dificuldades do educandário foram levadas ao conhecimento da administração municipal pelo vereador Antonio Bittencourt de Souza (DEM), o Toninho da Cabana. Ele esteve no local, junto com o prefeito interino de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza (DEM), com o intuito de buscar soluções para o caso.

O CEI foi instalado provisoriamente no local. O problema é que o provisório foi há mais de 13 anos. Até hoje, poucas modificações foram feitas – divisão de salas, cerca e parque de diversão. A informação é confirmada pela funcionária de serviços gerais, Mariley da Silva Mariano Kniess. Ela atua há 11 anos na creche. “De manhã, o calor é mais brando, mas à tarde fica quase insuportável. O que salva um pouco são os ventiladores. Entretanto, o teto baixo e de zinco mantém a temperatura alta demais para as crianças”, explica Mariley.

A diretora da instituição, Cristiane Camilo Walter Lunardi, cujo cargo assumiu nesta segunda-feira, informa que a creche atende cerca de 100 crianças de três bairros (Rio Bonito, Azeiteiro e Rio Santo Antônio). Segundo ela, não é somente o calor que atrapalha o aprendizado dos pequenos. O barulho e a falta de manutenção nos berçários também dificultam tudo. “O barulho atrapalha, mas a prioridade agora são os berços. Todos estão em péssimo estado. Alguns são sustentados pelas amarrações e não oferecem segurança para as crianças”, admite a diretora.

Segundo ela, um projeto para construção de um novo centro já está pronto, mas ainda não foi executado pela prefeitura. “A administração está atrás de um terreno para que seja construída uma nova estrutura”, completa a diretora.

Para o vereador Toninho da Cabana, houve descaso. “Além do calor e da precariedade do berçário, quando chove fica difícil de saber se molha mais dentro ou fora do CEI. Entregamos um abaixo-assinado ao prefeito, no qual reivindicamos a construção de outras creches na região. Cobrarei uma solução pontualmente”, adianta o vereador.

Prefeito admite precariedade, porém, afirma que soluções só a longo prazo
Após uma visita ao Centro de Educação Infantil (CEI) Girassol, anexo ao Ginásio de Esportes Dorvalino Locks, no bairro Rio Bonito, o prefeito interino de Braço do Norte, Ronaldo Fornazza (DEM), autorizou a compra de cinco novos berços. Ele lamentou o problema. “A creche está em um local completamente inadequado. Porém, os problemas não podem ser solucionados de uma hora para outra. Precisamos estudar uma forma de amenizar esta questão. Buscaremos, no mínimo, ações que estejam ao nosso alcance neste momento”, explana Fornazza.

A informação da construção de uma nova estrutura para a creche também é confirmada por Fornazza. “Estudamos uma área próxima, cujo terreno já é da prefeitura. O novo prédio precisa atender às necessidades dos nossos pequenos cidadãos. Ser confortável e seguro”, atesta.

A área localiza-se atrás do novo posto de saúde do programa Estratégia da Família, inaugurado em dezembro do ano passado, a menos de 100 metros do CEI. A ideia é construir o novo prédio no local para permanecer próximo ao campo e ao ginásio.