O comércio catarinense apresentou números animadores em junho. O varejo ampliado em Santa Catarina desponta com o maior volume de vendas (24,6%) do país na comparação com 2019, diante do recuo de 0,9% na média nacional.

A alta foi de 22,2% em relação ao mês de maio, quase o dobro do resultado nacional (12,6%), conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE no dia 12 de agosto. Já o varejo restrito em SC teve crescimento de 12,7% na comparação anual e 2,8% na mensal. O comportamento é bastante diferente no cenário nacional: variação de 0,5% no ano e 8% em junho.

Apesar deste crescimento, a inadimplência também tem aumentado, não apenas por aqui, mas em todo o país. O levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra que, em maio, houve uma alta de 1,08% no total de pessoas físicas inadimplentes na Região Sul.

Os três estados somaram 8,15 milhões de consumidores com CPF restrito para compras a prazo ou contratação de crédito, o que representa 36% da população adulta da região. “O fato é que, realmente, a inadimplência vem crescendo nos últimos meses, mas não vamos entrar aqui nos méritos destes fatores desencadeantes”, ressalta o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Rafael Gomes Silvério.

A CDL Tubarão oferece aos empresários de todos os ramos de negócios e serviços, as ferramentas de consultas ao SPC e Serasa e também pela negativação do cliente inadimplente. O sistema de negativação de devedores é uma ferramenta de cobrança indispensável para o recebimento dos créditos.

O cliente inadimplente pode ser cadastrado no sistema e assim o devedor estará no banco de dados nacional. O procedimento é legal e respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor. A negativação de devedores é destinada a todas as empresas que possuem carteira de clientes inadimplentes e queiram usar esta ferramenta junto a CDL Tubarão, para aumentar suas chances de recebimento.

Mas a orientação é de que, antes de negativar um cliente inadimplente, vale propor uma negociação. Ele sempre irá valorizar quem o tratou com consideração no momento mais difícil.

 

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