Tubarão

Com o objetivo de garantir o bem-estar do animal e agir no controle das doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos, é assim como é conhecido o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Mas a partir de agora mudará de nomenclatura e passa a ser chamado de Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

A mudança foi definida pelo Ministério da Saúde, onde para ter acesso a contribuição do governo, o local tem que ser reconhecido como cadastrado no Cadastro Nacional de Estabelecimento em Saúde – CNES, e assim, só com essa nova terminologia.

A estrutura que é vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), fica responsável pela execução de parte das atividades e das estratégias referentes à vigilância, à prevenção e ao controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública, previstas nos Planos de Saúde e Programações Anuais de Saúde. 

Os serviços continuaram os mesmos, a ideia é que agora passe a receber recursos para um melhor fluxo da organização para qual os animais. É importante salientar que a realização da castração acontece conforme a demanda e vagas na agenda, mas a prioridade é sempre na prevenção as doenças. Para mais informações em relação ao UVZ, entre em contato com: 3632-2172 ou pelo WhatsApp 48 98850-3611, que possui horário de atendimento das 7 às 13h.