Os cavaleiros que deixaram Painel, na Serra Catarinense, na última semana para a 14ª Cavalgada Tropeira pelo Picadão da Serra, chegam a Tubarão nesta sexta-feira (24). O evento que relembra as viagens dos antigos tropeiros faz parte da programação do aniversário de 149 anos do município e é promovido pela Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina.

O resgate da cultura tropeira iniciou no último dia 17, com o encontro dos cavaleiros no parque de eventos em Painel e os últimos preparativos para a viagem do dia seguinte. Durante décadas os antigos tropeiros da região serrana viajavam para Tubarão para a venda de rebanhos, charque e outros mantimentos e a ideia da cavalgada foi reviver alguns momentos desse ciclo econômico-cultural.

A viagem, que contou com todo apoio logístico para garantir a segurança e bem-estar dos participantes, seguiu por belas paisagens de Urubici, Serra do Corvo Branco e Grão-Pará. Foi quase uma semana de reencontro com as origens, mas também de confraternização e contemplação da natureza entre a serra e litoral.

 Segundo a programação da Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina, nesta sexta-feira a cavalgada deixa o CTG Beira-rio, em São Ludgero, pela manhã e chega ao CTG Cidade Azul, em Tubarão à tarde. O encerramento da viagem será com um jantar de confraternização.