Tubarão

A igreja católica celebra hoje (26), a Quarta-feira de Cinzas, dando início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. A data é uma celebração que está inserida no Missal Romano, a qual explica que no final da Missa desta quarta, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano interior.

Nesta data também tem a abertura da campanha da Fraternidade em todo o país. Este ano, a campanha tem como tema ‘Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso’ e o lema é ‘Viu, Sentiu Compaixão e Cuidou Dele’.

Os cristãos reservam a data para a reflexão e arrependimento dos pecados cometidos. É uma forma de iniciar a Quaresma, que representa os dias em que Jesus esteve no deserto jejuando, ao mesmo tempo que era tentado pelo demônio. É por esse motivo que os católicos fazem jejum e abstinência da carne. Muitas pessoas optam por refeições que contenham peixe.

 “É importante termos presente que seremos motivados para colocarmos em prática a oração, a caridade e o jejum. A oração é o nosso compromisso com Deus, a caridade é o nosso compromisso com o próximo e o jejum é o compromisso conosco de educarmos o nosso corpo. Além de jejuar o alimento, há também, por exemplo, o jejuar as redes sociais. O tempo que aquela pessoa não utilizada a rede, ela não pode dizer apenas não fiz uso disso, mas ela deve dedicar a sua família, visitar um doente, um orfanato ou o asilo. Aquilo que nos abstemos deve ser convertido ou transformado em dedicação para o outro”, explica o padre Rafael Uliano.

A Quaresma, é um período de 40 dias. A data compreende o período entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa. A diocese de Tubarão tem horários alternativos de missas.