Tubarão

Os apreciadores da arte de Willy Zumblick terão a chance de conhecer melhor o vasto acervo do artista tubaronense. O livro Zumblick para Sempre – Catálogo de Obras, cujo lançamento ocorre hoje, às 20 horas, no Centro Municipal de Cultura de Tubarão, é o mais completo e definitivo trabalho sobre a vida e a arte inconfundível do pintor e escultor.

Produzido pelo escritor Volnei Martins Bez, pelo professor Valmiré Rocha dos Santos e pelo fotógrafo Carlos Rocha, a publicação resgata 1.214 obras do artista. “A maioria jamais foi vista pelo público, porque pertencente a acervos particulares. No entanto, representam a maior parte da importante produção de Zumblick”, antecipa Volnei.

Composto por um catálogo impresso, um DVD e um portal na internet (www.zumblick.com.br), o material traz reproduções de suas notáveis esculturas, destaca suas primeiras e últimas obras, além de reunir 116 telas de paisagens, 123 sobre natureza morta, 106 bandeiras do Divino, 102 obras religiosas e 96 retratos.

O trabalho é resultado de dez anos de pesquisa, um processo criterioso de investigação, pois as obras estão espalhadas por diversas partes do país e do mundo. O processo de catalogação não encerra com o lançamento da obra.

“É impossível precisar qual o número exato de obras que Zumblick produziu ao longo de sua trajetória. O livro não deverá ter nova edição. Mas o site vai estar em constante atualização. Sempre que uma nova obra for descoberta, vamos incluí-la no espaço”, explica Volnei.

Serviço
O catálogo não estará disponível em livrarias. Os interessados poderão obtê-lo por meio do site www.zumblick.com.br ou pelo telefone (48) 3733-5465. O projeto Zumblick Para Sempre – Catálogo de Obras foi aprovado pelo Ministério da Cultura e contou com a parceria de Tractebel Energia, SCGás, Celesc, Eletrosul, GAM e Nereu Guidi.