Foto: Ricardo Wolffenbuttel | Governo do Estado

O cenário volta a ser de alerta total no sistema de saúde de Tubarão. Isto porque o número de casos de covid-19 voltou a subir exponencialmente nas duas últimas semanas.

Conforme os boletins oficiais da Prefeitura, na semana do Natal foram 26 novos casos. No período seguinte, do Ano-Novo, 152 pessoas testaram positivo para a covid-19. Isso significa um aumento de 584%.

Já nesta semana, somente entre segunda (3) e esta terça-feira (4), já são 81 novos casos. Os números, fez com que a Fundação Municipal de Saúde anunciasse a ampliação de todos os serviços, em especial a testagem da população.

O anunciou foi feito na noite desta terça-feira (4), pelo diretor-presidente da Fundação, Daisson Trevisol. Segundo ele, é possível que este aumento acentuado seja por conta da variante ômicron, cuja cepa é muito mais transmissível.

Como são casos recentes e os testes ainda não saíram, oficialmente não existe nenhum caso confirmado de ômicron na cidade. Veja o anúncio feito pelo diretor-presidente, na íntegra, no vídeo abaixo:

“Felizmente, as pessoas infectadas agora apresentam sintomas mais amenos, pois a maioria está com o esquema vacinal completo”, destaca diretor-presidente.

Nesta terça-feira (4), mais de 500 atendimentos de pessoas com suspeita de covid-19, influenza e síndrome respiratória foram feitos na Policlínica Central. Nos hospitais, também ouve crescimento exponencial dos casos.

A testagem para influenza é feita apenas para pacientes internados nas unidades hospitalares, que apresentam sintomas mais graves. “Desta forma sabe-se se é covid, H1N1, H3N2 ou uma gripe comum e, assim, os médicos podem direcionar melhor o tratamento”, esclarece Daisson.

Em dezembro de 2021, o município contabilizava mais de 87,55% dos cidadãos com a primeira dose da vacina aplicada e 77,78% com a segunda.

O reforço havia sido aplicado somente em 10,61% da população total. Existem cerca de 10 mil pessoas aptas para receberem a imunização, mas que não receberam nem mesmo a primeira dose.

A vacinação não é obrigatória, mas o imunizante assegura que, em caso de contágio, os sintomas sejam menores. “Além de vacinar-se, a população deve continuar a utilizar a máscara e evitar aglomerações”, alerta Daisson.

Vale lembrar que o serviço de imunização voltou a funcionar no município nesta terça-feira (4). O Centro de Vacinação na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva ficará, a partir de agora, aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

 

Centro de Triagem em Capivari de Baixo vai abrir aos fins de semana
O número de pessoas que procuraram o serviço do Centro de Triagem para a covid-19 em Capivari de Baixo aumentou neste começo de ano.

Centro de Triagem em Capivari voltará a funcionar aos fins de semana (foto: Prefeitura de Capivari de Baixo)

Nesta terça-feira (4), 109 pessoas foram atendidas no local. No dia anterior, segunda-feira (3), 106 pessoas procuraram ajuda. Deste total, 75 estavam com síndrome respiratória.

A partir desta quarta-feira (5), o Centro de Triagem ampliará os atendimentos para os fins de semana, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas. Durante a semana, o lugar fica aberto das 7 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul