O primeiro lote com 50 respiradores, cuja compra foi comprovada que houve fraude e ganhou repercussão nacional, pode chegar hoje (13) em Santa Catarina. Os equipamentos vindos da China chegaram ontem no Brasil e estão no Aeroporto de Guarulhos em São Paulo no aguardo dos trâmites legais para serem liberados.

Esse processo dura cerca de 24 horas. Após a finalização, os respiradores serão transportados com escolta armada para garantir a segurança e seguem diretamente para a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Florianópolis.

Os equipamentos deveriam estar no estado catarinense no dia 7 de abril último. Ainda existem três lotes que devem chegar até o fim deste mês.

Investigação Operação Oxigênio

Um caminhão vindo do Rio de Janeiro com materiais apreendidos pela Polícia Civil de SC no último dia 9, na Operação Oxigênio, chegou na Deic, em São José, na Grande Florianópolis, hoje (13) pela manhã. A ação do fim de semana teve o apoio da Polícia Civil do RJ no caso dos respiradores em investigação pela Força-Tarefa entre PCSC, MPSC e TCE.

Houve escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), apoio da Defesa Civil de Santa Catarina para o transporte da carga e do MPSC na logística do frete no RJ. A investigação está em andamento pelas autoridades competentes.