O casamento não é um mar de rosas o tempo todo. Há brigas, desencontros e inúmeros obstáculos a serem enfrentados para o casal permanecer junto. Porém, um grande amor é capaz de enfrentar todas essas barreiras durante muitos anos. O matrimonio não é sempre um mar de rosas, no entanto, pode se transformar em um a cada desafio vencido.

Neste final de semana, o casal de Orleans, José João Bernardo, o seu Zé, 87 anos e Irmã Gazola Bernardo, a dona Nena, 84 anos, completaram 66 anos de casados, Bodas de Ébano. O casal tem nove filhos, 18 netos e 17 bisnetos. Diferente dos anos anteriores, seu Zé e do Nena não puderam comemorar a data com os parentes devido à Covid-19.

A neta Roberta Bernardo Borges Silvano, conta que os avós são bem conhecidos em Orleans. O avô vendia roupas no interior do município e a avó fazia doces para vender. “Eles montaram uma loja de roupas na cidade e seguiram trabalhando no comércio até se aposentarem. Criaram os nove filhos com muita honestidade e sempre ensinando o real valor de tudo. Meu avô sempre diz que as pessoas valem o que elas são e nunca o que elas possuem”, lembra.

Roberta destaca que os idosos e seus familiares fazem questão de celebrar as datas importantes. Os avós celebram a data mesmo que seja com um gesto simples, porém recordam que embora estejam casados há tanto tempo, em nenhum momento deixaram de cultivar demonstrações de carinho. “O relacionamento deles é muito amoroso. Eles cuidam um do outro com muito amor. São gestos, que mostram a essência do amor”, assegura.

Seu Zé e dona Nena acreditam que um relacionamento duradouro se constrói a dois, dia a dia. A paixão definiu o ponto de partida. O amor se tornou a base. E com ele vieram a amizade, o carinho, o respeito, o companheirismo. Com a decisão de casar e viver juntos veio também a responsabilidade. Segundo eles, é importante ver a relação como um caminho que os dois escolheram trilhar de mãos dadas. E para que essa caminhada dure e seja feliz, é preciso, a cada gesto, relembrar, fortalecer e renovar os motivos que motivaram o primeiro passo.

 

Entre no nosso grupo do telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/Notisul