#Pracegover foto: na imagem há uma idosa na cadeira de rodas
#Pracegover foto: na imagem há uma idosa na cadeira de rodas

A Casa de Repouso Abrigo Bem Viver, no bairro São João Margem Esquerda, em Tubarão, recebeu recentemente o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros de Tubarão. No documento da corporação da Cidade Azul é atestado que a edificação (e/ou sala comercial e/ou empresa) atende aos padrões de segurança contra incêndio.

No mês passado, a 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão obteve da Justiça medida liminar que proíbe a Casa de Repouso de receber novos moradores, até a sua regularização, devido à incapacidade para ampliação do atendimento e aos riscos sanitários e de segurança apresentados pela instituição de longa permanência para idosos (ILPI). No dia 30 do mês passado a direção da casa cumpriu a determinação judicial proferida e aguarda apenas os prazos processuais para formalizar as respostas. Outros alvarás já estão  protocolados e esperam por pareceres.

De acordo com a administração todas as melhorias físicas, técnicas e estruturais requeridas foram tomadas. “Estamos fazendo uma rampa de acessibilidade para o acesso ao segundo piso. Será uma rampa de 61 metros para garantir toda a acessibilidade as pessoas. Porém, todos os residentes que estão no piso superior têm uma boa locomoção. São internos independentes. Já aqueles que dependem mais de cuidados para se locomover ficam no térreo”, pontua a enfermeira e diretora Keity da Silva Moreira.

No dia 7 de setembro, os internos gravaram vídeos pontuando o que esperam e querem para o país. Muitos moradores do local afirmaram que sonham com um Brasil com igualdade, sem fome, um salário justo, emprego. Além de saúde, união, paz e amor. A violência doméstica e o preconceito também foram destacados pelos idosos na filmagem.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul