Anita Garibaldi será eternizada em medalhas comemorativas cunhadas pela Casa da Moeda do Brasil (CMB). A autarquia federal programou para o dia 20 de setembro o lançamento dos itens que destacam a figura da heroína catarinense no ano do seu bicentenário. São duas medalhas, uma em bronze e a outra em prata.

Após o lançamento, a CMB colocará os itens para aquisição de colecionadores através do Clube da Medalha do Brasil. A produção das medalhas foi possível através de articulação do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e do deputado federal Coronel Armando, parceiro nas comemorações do bicentenário.

“É uma grande homenagem para Anita. Tivemos há poucos dias o lançamento do selo pelos Correios e agora vamos vê-la eternizada em uma insígnia que destaca sua figura e a rosa, símbolo das celebrações dos 200 anos de nascimento da nossa heroína”, comenta o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes. A prefeitura de Laguna e o governo de Santa Catarina são parceiros na produção das medalhas.

O desenho da medalha consiste no anverso que apresenta a face de Anita com inscrições sobre o bicentenário e o reverso traz o mapa do mundo com destaque para a América do Sul e a Europa. Os dois lados apresentam referências à Rosa de Anita. O valor de venda ao público será anunciado no evento.

O lançamento dos itens comemorativos irá acontecer em Laguna, em local a ser divulgado, com a participação de Hugo Cavalcante Nogueira, presidente da Casa da Moeda; Coronel Armando, deputado federal; Georgino Melo e Silva, procurador-Geral da República em SC; jornalista Rogério Martorano; além de representantes dos poderes municipal e estadual.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: CulturAnita