Laguna

A cerimônia de entrega da obra de restauração da Casa Candemil, arquivo público Municipal ocorrerá no próximo dia 5, as 9h, na esquina da Rua Fernando Machado com a Travessa Manoel Pinho. O evento será promovido pelo Ministério da Cidadania, o Instituto do Patrimônio histórico e Nacional (IPHAN), e a Prefeitura de Laguna.

Com recursos na ordem de R$349.392,56, do PAC das Cidades Históricas, do governo Federal, a obra foi iniciada pela empresa Magapavi em fevereiro do ano passado, começando pela substituição de toda a estrutura. O prédio, que serviu de casa residencial e parte escritório de empresa de navegação, foi construído em meados do século XIX, por Manuel José Dias de Pinho, filho de José Dias de Pinho, que nasceu em 1800 na Freguesia de Pinho, em Portugal.

 Em 1997, os proprietários Zulma Candemil e os filhos Mauri e Mauro, doaram o imóvel ao Iphan que o reformou por completo e o repassou em 2000, em forma de cessão de uso, ao município. O acervo é constituído de documentos históricos, livros, jornais, certidões, atas e processos da comarca e está passando por processo de restauro, higienização e digitalização.