Carta pela democracia é lida na UFSC, em Florianópolis

A “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, também foi lida nesta quinta-feira (11) pela manhã na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documento foi elaborado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Após a leitura, houve manifestações do público contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O documento público lido em diversas instituições de ensino do Brasil é uma resposta aos ataques reiterados ao sistema eleitoral brasileiro. A carta de faz referência histórica ao movimento de 1977. O evento reuniu empresários, juristas, artistas e movimentos sociais em várias universidades do país.

Mais de 920 mil pessoas assinaram o documento. A iniciativa tinha caráter representativo e suprapartidário. Em 1977, a carta também foi elaborada no Largo São Francisco e lida em 11 de agosto daquele ano.

O 11 de agosto é considerada como a data de aniversário do curso de direito. Em 1827, foi promulgada a lei que criou os primeiros cursos jurídicos do país, em São Paulo e Olinda, em Pernambuco. O centro acadêmico também é batizado com o 11 de agosto. No entanto, a principal motivação da carta elaborada durante a ditadura militar foi a denúncia da “ilegitimidade” do regime.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Foto: Luiz Henrique Fogaça