Amanda Menger
Tubarão/Laguna

Mal acabou a folia de Momo deste ano, e não é apenas os carnavalescos que planejam o Carnaval de 2010, mas o governo do estado também. O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) anunciou apoio antecipado às festas de Joaçaba, Herval do Oeste e Florianópolis. Os recursos destinados a estas cidades serão divididos em três parcelas: maio, outubro e dezembro.

Mesmo sem declarar Laguna e Tubarão, as Ligas Independentes das Escolas de Samba mostram-se animadas com a notícia. “Em Tubarão, defendemos essa ideia de antecipar os valores. Quanto mais cedo começamos a confeccionar as fantasias e as alegorias, menor o valor investido. Desde que voltamos a fazer o Carnaval, recebemos os recursos em cima da hora e não tem como negociar com os fornecedores”, afirma o presidente da liga de Tubarão, Miguel Herdy.

Segundo Miguel, a intenção da Liest é enviar o projeto do Carnaval 2010 no próximo mês. “A proposta está quase pronta e encaminharemos ao estado em março para podermos cobrar essa ajuda. Se o governador se comprometeu com estas cidades, não tem porque deixar o sul de lado”, argumenta.

Em Laguna, o presidente da Liesla, José Carlos Sabino, diz que fará pressão. “Tem que ter direitos iguais. Tenho certeza que o secretário de desenvolvimento regional em Laguna, Mauro Candemil (PMDB), ajudará. Com recursos antes, é possível economizar na compra dos materiais e também na mão-de-obra”, afirma José Carlos. Neste ano, Tubarão recebeu R$ 150 mil e Laguna, R$ 400 mil.

Vila Isabel
A vencedora dos desfiles das escolas de samba de Laguna foi a Vila Isabel, com o samba enredo Recordar é viver… A ordem de classificação do ano passado foi invertida: a Vila, que tinha sido a vice-campeã, assumiu o primeiro lugar, antes ocupado pela Democratas. “Este ano, os recursos eram esperados para dezembro, mas, no fim, só recebemos poucos dias antes do Carnaval. Reduzimos de 25 para 15 alas, mas ainda assim foi uma festa linda. A vitória foi mais saboreada”, afirma o presidente da escola e da Liesla, José Carlos.