Trinta pacientes – a maioria idosos – de Capivari de Baixo, que estavam na fila aguardando para resolver problemas de cataratas, são atendidos no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, no extremo Sul do Estado. São cirurgias eletivas, porém realizadas por meio de campanha ou mutirão, contratadas pelo governo do Estado.

Com esta ação, foi possível zerar a fila para este tipo de procedimento. “Realizamos o tratamento fora do domicílio (TFD) oferecendo um coletivo para levar essas pessoas até Praia Grande, no Hospital Nossa Senhora de Fátima, neste caso, onde ocorrem as cirurgias durante cinco dias. Uma técnica de enfermagem do município faz este acompanhamento durante a viagem”, informa a agente administrativa de TFD on-line da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Flávia de Souza Justino Francisco. Os procedimentos médicos iniciaram na última quinta-feira (13) e prosseguem até a próxima terça (18), exceto na segunda (17).

A secretária da pasta, Andréa Paes, fez questão de acompanhar o embarque da primeira turma, na madrugada de quinta, por volta das 3h30. “É um passo importante para esses pacientes, que vinham sentindo dificuldades nas tarefas do dia a dia em virtude da catarata, alguns afetados nos dois olhos. É uma doença que pode se agravar e até levar à cegueira”, alerta Andréa.

“Nosso papel é proporcionar qualidade de vida aos capivarienses e o trabalho de TFD é muito relevante para que isso ocorra, já que há muitos casos nos quais é necessária a atuação de especialistas que não atuam na cidade. Estaremos sempre presentes e iremos investir neste tipo de situação para que possamos zerar as filas de outras demandas também”, almeja a secretária.

 O que é catarata?

É uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade. Caso a doença evolua, pode provocar a perda total de visão. É considerada a principal causa de cegueira reversível no Brasil e no mundo, especialmente em pessoas com mais de 60 anos.

Curiosidade

A catarata dá dor nos olhos? Normalmente não. Apenas em casos mais raros onde ela pode ser responsável por crises de aumento súbito da pressão intraocular que pode cursar com bastante dor, ou em casos de cataratas muito avançadas que podem provocar certo grau de inflamação intraocular.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Capivari de Baixo