A Secretaria Municipal de Saúde de Capivari de Baixo e a Unidade Sentinela, no Prontoatendimento estarão fechadas a partir das 13h, desta sexta-feira (7), para a desinsetização e desratização. O Prontoatendimento abrirá normalmente a partir das 18h. A Unidade Sentinela por sua vez, reabrirá neste sábado (8), das 8 às 12h, e das 13 às 17h, e no domingo, no mesmo horário.

De acordo com a pasta, este serviço é necessário e assim, é preciso que os prédios fiquem desocupados por determinado período. Desta forma, as repartições ficam sem a circulação de pessoas por algumas horas.

A desinsetização consiste no controle de insetos voadores e rasteiros. Inclui aranhas, baratas, pulgas, formigas, escorpiões, traças, mosquitos, lacraias, moscas e pernilongos. Para eliminar essas pragas, podem ser utilizados inseticidas granulados e em gel. Há técnicas variadas também, como polvilhamento, atomização e pulverização.

No polvilhamento ocorre a aplicação de inseticida em pó nos focos de insetos, como fendas, rachaduras e outros orifícios. Já a atomização consiste na aplicação de inseticida em um aparelho que fraciona a substância em gotículas que ficam em suspensão no ambiente. Por sua vez, a pulverização utiliza inseticidas no formato de cristais microscópicos. Eles são aplicados em superfícies, atingindo os insetos que entram em contato com a região.

A desratização consiste na eliminação de ratos. O serviço busca, mais precisamente, identificar os focos da infestação e remover os roedores do local atingido. Para isso, é necessário identificar quais tipos de ratos estão infestando o ambiente a fim de determinar qual o melhor tratamento. O grau de infestação e o tipo de espécie de roedor também interferem no método escolhido. Também é preciso levar em conta o tipo de ambiente. Há lugares mais sensíveis que outros, como hospitais e restaurantes, que requerem métodos mais cuidadosos.

De modo geral, são utilizados produtos químicos aplicados em iscas posicionadas estrategicamente no ambiente, como caixas, gaiolas, guilhotinas e alçapões. O importante é manter o ambiente constantemente monitorado, seja ele qual for, para evitar que se chegue ao nível de uma infestação de roedores.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul