#ParaTodosVerem Na foto, uma pessoa negra segura uma caneta e tem um caderno em sua frente
- Foto ilustrativa | Divulgação

A tradicional Escola Municipal Vitório Marcon, na comunidade da Ilhotinha, em Capivari de Baixo, receberá uma Unidade Descentralizada (UD) de extensão da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade, a exemplo do que já ocorre há alguns anos na Escola Osvaldo Pinto da Veiga, no Centro. Este novo espaço de ensino será voltado especialmente aos quilombolas, que formam a maior parte dos moradores dos arredores da comunidade. Vale destacar que podem se inscrever moradores de localidades adjacentes. A ação é um pedido da Associação Palmares da Ilhotinha abraçado pela Secretaria da Educação da Prefeitura, que articulou a viabilização junto do Estado.

Conforme o termo de pactuação para iniciar a EJA na modalidade quilombola assinado pela Prefeitura com o Estado, a educação terá como referência os valores sociais, culturais, históricos e econômicos da comunidade. “É efetivamente considerado um diálogo entre o conhecimento escolar e a realidade local. Assim, serão respeitados a história, o território, a memória, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais”, ressalta a secretária de Capivari, Marinélia Bonelli Fernandes. Toda grade curricular e pedagógica será ministrada pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Tubarão.

A idade mínima para ingresso na EJA é 15 anos completos no ato da matrícula para o Ensino Fundamental, e 18 anos completos para o Ensino Médio. As inscrições já estão abertas. Para isso os interessados devem contatar o presidente da Associação Palmares da Ilhotinha, José Carlos Mendes, o Tinho, por meio do telefone (48) 99800-8500 (WhatsApp) ou via e-mail: tinho.quilombola@gmail.com. A matrícula é feita mediante apresentação de cópias do RG, CPF, do histórico escolar e do comprovante de residência.

Fonte: Prefeitura de Capivari de Baixo

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul