O número de pacientes recuperados da Covid-19 em Capivari de Baixo aumentou nas últimas 24 horas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cinco pessoas já são consideradas curadas da doença nesta quinta-feira (7). No balanço epidemiológico anterior, eram três pacientes recuperados. Passados alguns dias do crescente número de casos confirmados, nota-se, agora, o crescimento na quantidade de curados.

Foram descartadas 114 coletas, que tiveram resultado negativo, 71 pacientes seguem monitorados e há três casos suspeitos. A cidade termelétrica registrou 15 pessoas com o diagnóstico positivo para a doença. A expectativa do órgão municipal de saúde é que a cura dos pacientes seja uma constante a partir de agora.

Para ser considerado curado, é preciso completar o ciclo de 14 dias da doença mais três dias sem sintomas. Quando o paciente não tem complicações e não apresenta os sintomas nesse período, é considerada cura clínica. Caso o paciente precise ir para a UTI e tenha complicações, mesmo completando 14 dias, só será considerado recuperado quando todas as complicações forem resolvidas. Assim, o tempo pode ser superior a 17 dias.

Conforme o MS e a Organização Mundial de Saúde (OMS), ficar em casa é importante porque, é a única maneira mais eficaz no momento para frear o aumento repentino no número de casos, o que poderia causar um colapso no sistema de saúde pela falta de leitos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Um colapso causaria a diminuição drástica da capacidade do sistema de saúde em cuidar dos pacientes, o que aumenta a chance de óbitos por Covid-19 e também por outras doenças.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.