#Pracegover Foto: na imagem há duas mulheres de máscara e hpróximo a elas há duas bandeiras, a do Brasil e de Santa Catarina
#Pracegover Foto: na imagem há duas mulheres de máscara e hpróximo a elas há duas bandeiras, a do Brasil e de Santa Catarina

A atenção à saúde da mulher é de extrema importância para a sociedade. O atendimento integral das mulheres, com a orientação, assistência e recuperação é necessário para a garantia deste direito primordial das cidadãs.

Ter conhecimento sobre quais são os cuidados essenciais com a saúde da mulher garantem longevidade e uma qualidade de vida ainda melhor. Em busca de melhorias para este público, a vereadora de Capivari de Baixo, Beatriz Alves, a Bia (PSL), recentemente foi a Florianópolis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e alcançou uma emenda de R$ 100 mil com a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT). A emenda deverá ser utilizada em consultas das munícipes com médico ginecologista.

Além de pautas para a saúde feminina, a legisladora da cidade termelétrica também levou reivindicações pedindo apoio a causas como: a inclusão escolar das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), onde busca melhorias no âmbito de aprendizagem deste público. Bia também apresentou projetos para melhorias na segurança pública do município.

Conforme a deputada Paulinha, as demandas da vereadora foram recebidas com muito carinho e que um dos propósitos de seu gabinete é fortalecer as mulheres que se dispõem a vir para a vida pública. “A Bia é uma mulher que transpira emoção quando fala, guerreira e corajosa. Não sei qual a razão, mas sinto que tenho que caminhar junto com ela. Será levado para a cidade R$ 100 mil. É o primeiro compromisso que assumo com ela para destinar essa emenda para que possas contratar um ginecologista, que é uma pauta muito necessária e justa”, assegura.

Paulinha explica que as outras demandas como o veículo para segurança pública para o projeto ‘SC por elas’ como as câmeras de videomonitoramento e os equipamentos serão feitas indicações. A parlamentar estadual também garantiu que agendará tanto com a polícia civil quando com a militar reuniões para buscar este recurso pelo Estado. Quanto aos materiais para as pessoas com TEA, a deputada fez um pedido para a vereadora que pudesse fornecer mais elementos para contribuir com a causa.

Instituições municipais foram temas de encontro com a primeira-dama

Ainda em Florianópolis, Bia visitou a Casa d’Agronômica e conheceu o trabalho da Rede Laço de Incentivo ao Voluntariado coordenado pela primeira-dama Késia Martins da Silva. A iniciativa tem o intuito de conectar virtualmente pessoas que desejam atuar como voluntárias com instituições públicas e privadas sem fins lucrativos que necessitam de serviços.

Na reunião, a vereadora e a primeira-dama conversaram sobre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Capivari de Baixo, e sobre o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca), que atende há mais de 20 anos menores em situação de vulnerabilidade social. No encontro, Bia ofertou presentes do Ceaca e da Loja Fama Lingeries da cidade termelétrica.