No último dia 12 de maio foi comemorado o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale. Ele é considerado um marco da enfermagem moderna no mundo, o seu nascimento ocorreu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data que foi instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri, a primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Na semana passada, a vereadora Bia Alves, visitou os profissionais de enfermagem nos postos de Estratégia Saúde da Família (ESF), parabenizou os enfermeiros, pelo seu dia comemorado em 12 de maio e nesta segunda-feira (23) apresentará no Plenário da Câmara de Vereadores uma moção celebrando e destacando a importância desses profissionais.

Bia pontua que há anos a Enfermagem forma profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. “Somente no Brasil, são mais de 100 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de enfermagem, que ultrapassam mais de 900 mil profissionais em todo o país”, observa.

A profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiam pessoas doentes, em especial idosos e deficientes há mais de 2 mil anos. Nessa época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos nômades primitivos.

Em meados do século 16, com a evolução do trabalho associada ao reconhecimento da prática, a enfermagem passou a ser vista como uma atividade profissional institucionalizada e, no século 19, vista como enfermagem moderna na Inglaterra. A partir daí, foram catalogadas definições e padrões para a profissão e a American Nurse Association (ANA), define a profissão como uma ciência e uma arte, com objetivo de cuidar dos problemas reais de saúde, por meio de ações interdependentes com suporte técnico-científico, bem como educar para a saúde, prevendo doenças e com cuidados individuais e únicos a cada paciente”.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul