A prefeitura de Capivari de Baixo realiza nesta sexta-feira (3), desinfecção do prédio municipal como medida de combate e enfrentamento ao novo coronavírus. A ação será feita em todos os setores do edifício, que estará fechado. No local funcionam o gabinete do prefeito, procuradoria, secretarias de Administração, de Educação, e departamentos de Planejamento, Tributos, Contabilidade, entre outros.

A ação se fez necessária devido ao surgimento de novos casos de infectados por coronavírus. Por este motivo, os serviços prestados nestes locais estarão temporariamente interrompidos, mas voltarão à normalidade na segunda-feira (6). O prédio sede da Secretaria de Assistência Social funcionará normalmente.

A sanitização de ambientes, que também é chamada de desinfecção, é um conjunto de processos de sanitização que se complementam e promovem a redução da carga microbiológica, ou seja, da ‘quantidade’ de micro-organismos como bactérias, vírus e fungos e também de ácaros presentes nos ambientes. A realização deste conjunto de medidas de sanitização de ambientes de forma concomitante potencializa a ação dos processos entre si.

Especificamente contra o atual Corona Vírus (COVID-19), a ação é eficaz na eliminação e precisa ser complementada com a limpeza e desinfecção de áreas de manuseio constante, como maçanetas, puxadores de armários e eletrodomésticos. Contudo, é vital ressaltar que a ação desinfetante só acontece no momento da aplicação, ou seja, terminado o processo e depois das superfícies estarem secas, o trânsito de pessoas contaminadas já pode provocar a nova contaminação do ambiente.