Com o intuito de alertar a população feminina sobre os cuidados com a própria saúde, a vereadora Beatriz Alves, a Bia (PSL), de Capivari de Baixo, apresentou no dia 8 de março, o Projeto de Lei 017/2021, que institui a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer do Colo do Útero e de Mama. Em sessão ordinária nesta segunda-feira (26), a normativa foi aprovada pelo plenário da Câmara e segue para a sanção ou veto do poder Executivo.

Nas redes sociais munícipes como Daiana Paulino comemoraram a aprovação do projeto na Casa Legislativa. “Ontem (segunda-feira) acendeu uma luz, que tenho fé que vai resplandecer mediante a colocação da vereadora Bia Alves, na sessão da Câmara de Vereadores sobre o Projeto de Lei nº017/2021. A normativa auxiliará no diagnóstico precoce de cânceres de mama e de colo de útero. Confesso que chorei em gratidão por todas as mulheres da nossa cidade. Vida plena para todas nós!”, escreveu Daiana.

A parlamentar destaca que o Projeto de Lei tem por escopo colaborar com a conscientização, prevenção e tratamento ao câncer do colo de útero e de mama, responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade entre as mulheres. “O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, a 4ª causa de morte por câncer entre a população feminina no Brasil. A doença, entretanto, pode ser descoberta durante exame de rotina e atinge altas taxas de cura quando detectada e tratada no início”, explica.

Já o câncer de mama, também conhecido como neoplasia, é caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama, ele pode ser detectado por um exame de imagem, como a mamografia. Por isso, é importante que as mulheres consultem ginecologista ao menos uma vez por ano e façam os seus exames de rotina periodicamente. “Amparados pela Constituição Federal, acreditamos que a criação de uma Política de Prevenção e Combate ao Câncer do Colo do útero e de Mama, no âmbito do Município de Capivari de Baixo, com critérios de diagnóstico, tratamento e atendimento, garantirá o direito à saúde das mulheres”, observa.

A falta de informação é um dos fatores que dificultam o combate aos cânceres. O principal foco da campanha é incentivar mulheres a fazerem os exames para prevenir ou até mesmo descobrir um possível diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.

 

Fonte: Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul