Com o objetivo de garantir a ampliação do acesso à educação infantil em Capivari de Baixo, uma nova creche deverá ser construída, no bairro Santa Lúcia. A obra será financiada por meio de verbas destinadas por emendas do senador Esperidião Amim (Progressistas). O senador garantiu a construção do novo empreendimento em reunião com o presidente da Câmara de Capivari de Baixo, Pedro Camilo, e os vereadores Bia Alves e Fernando de Oliveira Júnior, em Brasília, no Distrito Federal.

Aumentar o número de crianças com acesso à educação infantil e à aprendizagem no processo de alfabetização tem sido prioridade no município. O percentual de crianças de zero a três anos matriculadas vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Centro de Educação Infantil (CEI) é considerado prioridade no processo educacional. Além de ser visto como muito importante para as mães que trabalham, é ainda muito mais importante para o desenvolvimento intelectual da criança, que nessa fase recebe os estímulos decisivos para a vida educacional futura.

O CEI é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família. Desenvolve um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de seus horizontes.

A inserção da criança no local precisa ocorrer de forma gradativa e a esse movimento recebe o nome de período de adaptação. Durante a adaptação, a equipe do estabelecimento recebe a criança (e sua família) nesse espaço que foi pensado para ela, de acordo com a faixa etária, mas ainda tão desconhecido. Assim, a criança descobre esse novo ambiente em todas as suas cores, cantos e encantos por meio da observação do espaço, dos adultos e das outras crianças que, até então, não faziam parte de seu cotidiano.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo