#Pracegover Foto: na imagem há um rua calçada, muros e postes com baixa iluminação
#Pracegover Foto: na imagem há um rua calçada, muros e postes com baixa iluminação

Moradores do bairro Santo André, em Capivari de Baixo, reclamam da baixa qualidade de iluminação pública. Para eles, além da falta de segurança, os residentes têm preocupação com possíveis acidentes.

As lâmpadas dos postes foram trocadas na semana passada. De acordo com um morador, a iluminação anterior não era das melhores, porém havia mais segurança. “Tememos pela integridade dos habitantes. Com a qualidade dessas lâmpadas a possibilidade de violência sexual ou doméstica, por exemplo, tornam-se maiores”, pontua.

O morador afirma que melhorias são indispensáveis e que a necessidade de lâmpadas mais econômicas e com mais vida útil colaboram com o poder público. No entanto, é preciso melhorar a qualidade do produto oferecido pelo munícipe que paga os seus impostos.

Conforme uma residente, desde a última semana, as luzes da frente das casas acesas são usadas para iluminar as ruas. “Tenho muito medo de acidentes, de furtos e roubos e ainda, de outras violências que podem ser sofridas pelas pessoas, pela falta de uma boa iluminação pública. Com uma iluminação baixa, os animais peçonhentos também estão mais propícios de atacar os transeuntes”, observa.

A equipe de Notisul buscou contato com o responsável de iluminação pública do município. Os questionamentos foram referentes a qualidade das lâmpadas oferecidas e o valor da licitação. A informação que tivemos apenas foi que o valor das lâmpadas adquiridas estava no Portal da Transparência. Já a qualidade da iluminação não tivemos resposta.