#Pracegover Mulheres em pé posando para foto
Foto: Prefeitura Capivari de Baixo

A inserção de adolescentes e jovens de Capivari de Baixo ao mercado de trabalho é possível no município também por meio de propostas específicas para este fim, como o Programa Aprendiz, desenvolvido pela Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Combemtu) de Tubarão. Para que a parceria entre Prefeitura e a instituição siga de maneira bem alinhada, como já ocorre, integrantes da Secretaria de Assistência Social e da Família participaram, nesta terça-feira (22), em Tubarão, de uma reunião com representantes do Programa.

“Intensificamos o vínculo que temos com a Combemtu neste encontro. Nossa intenção é fortalecer e propor os encaminhamentos ao mercado deste público, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), estimulando que empresas adotem esta prática da cidadania, para a criação de valores éticos e profissionais de jovens e adolescentes em vulnerabilidade, buscando impactar positivamente na vida dessas pessoas assistidas”, agrega a secretária da pasta, Samira Vargas Porto.

Além de Samira, a coordenadora do Cras, Maira de Souza, representou o município na reunião, que contou com a participação da coordenadora pedagógica do Programa, Maria de Lourdes de Souza Marcolino, e da educadora social do Aprendiz, Fabrícia Aparecida Alves Cascaes Adriano, colaboradoras da instituição.

Atualmente, a Combemtu, que atende 322 crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 4 a 24 anos, conta com cerca de 40 empresas da região apoiadoras do Programa Aprendiz, inclusive de Capivari. O cadastro pode ser realizado para adolescentes a partir dos 14 anos. O processo de inscrição de currículo é realizado de forma on-line e os encaminhamentos ocorrem de acordo com a demanda de vaga e o perfil dos candidatos. O Programa Aprendiz desenvolve ações com foco no mercado de trabalho. É executado pela empresa parceira e Combemtu, na forma da Lei de Aprendizagem (nº. 10.097/2000).

Como se cadastrar no Programa Aprendiz

• Ter entre 14 e 24 anos;

• Não ter sido Jovem Aprendiz em nenhuma empresa;

• Estar matriculado no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio ou ter concluído;

• Ter disponibilidade para trabalhar 6 horas por dia.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul