Capivari de Baixo: Dia D da Vacinação contra a Gripe ocorre neste sábado (7)

#Pracegover foto: na imagem há um frasco e uma seringa
#Pracegover foto: na imagem há um frasco e uma seringa

Capivari de Baixo está entre os municípios da região com maior índice de vacinação do público nesta campanha nacional de imunização contra a Gripe, doença geralmente provocada por três cepas do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Neste sábado (7), ocorre o segundo Dia D, das 10 às 15h, no Ginásio Juan Manuel dos Santos, no Centro. (O primeiro foi há três meses).

A dose está liberada para todos, exceto bebês com menos de 6 meses. A secretária de Saúde da prefeitura, Andréa Paes, comemora o índice de cerca de 45% dos capivarienses já protegidos neste ano. “Com este Dia D, deveremos alcançar os 50%, que é nossa meta neste momento e também a estipulada até aqui pelos órgãos epidemiológicos estadual e federal”, explica a gestora da pasta.

A última data especial de vacinação foi no dia 15 de maio. Para quem não puder ir no Dia D neste sábado, poderá procurar a Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Três Maio (rua João Lucas de Medeiros, nº 443 – telefone: 3623-4996), das 7h às 11h30 e das 13 às 16h, onde ficará concentrada a imunização contra a gripe.

Intervalo de 16 dias

As recomendações dos órgãos de saúde são de que mesmo quem já tomou a vacina contra a Covid-19 deve se imunizar contra a gripe. O Ministério da Saúde orienta, no entanto, um intervalo mínimo de 16 dias entre as aplicações, independente da ordem de qual vacina for feita primeiro. Trata-se de recomendação dos fabricantes das doses.

No caso do imunizante da Covid-19 de Oxford/AstraZeneca, que tem um intervalo de 12 semanas entre as duas doses, é possível fazer a vacina da Influenza em um período entre essas aplicações (respeitando 16 dias antes e depois). Já na CoronaVac, que tem um intervalo apenas de 28 dias, a recomendação é que a pessoa priorize as duas doses da Covid-19 e, apenas duas semanas depois, procure a vacina da gripe.

Etapas da Imunização

• 1ª – de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (25,2 milhões de pessoas);

• 2ª – de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores (32,8 milhões de pessoas) – fase atual;

• 3ª – de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários, como pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, forças de segurança e pessoas privadas de liberdade (21,7 milhões de pessoas);

• 4ª – 10 de julho em diante – população geral (exceto bebês com menos de 6 meses).

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

 

Fonte: Governo de Capivari de Baixo