#Pracegover Na foto, imagem panorâmica de Capivari de Baixo
Foto: Banco de imagens Notisul

São 30 anos de muitas conquistas, três décadas de empenho pleno dos seus moradores, 360 meses de pessoas comprometidas em erguer tijolos alinhados, 10.957 dias de amor por Capivari de Baixo. A luta é constante e o sucesso de uma cidade só é triunfado quando todos estão unidos visando somente o bom futuro.

Esta data tão especial, dia 30 de março de 2022, ficará marcada na memória dos atuais 25,4 mil capivarienses e será muito comemorada durante um grande evento festivo na noite desta quarta-feira, quando a Prefeitura realizará, no Parque Ambiental Encantos dos Sul, uma série de atividades a partir das 18h, com várias participações culturais, distribuição de troféus a atletas destaques de 2021, entrega de placas e homenagens a deputados e senadores, além do reconhecimento a políticos e empresários locais.

O cantor Marcos Júnior fará uma apresentação acústica. As crianças e adolescentes do Ceaca cantarão o Hino de Capivari de Baixo. As bailarinas Fernanda Aguiar, Letícia da Rosa e Lívia Loreto apresentarão a coreografia “Perrengue chique” – do coreógrafo Alex Martins – premiada no Festival Arte e Movimento com o primeiro lugar (nota 10 de um dos jurados). Também dirigida por Alex, o público será presenteado com a apresentação da coreografia “Entre ir e ficar só me resta sonhar”, apresentada pelo bailarino Luiz Carlos de Jesus, artista premiado nos principais festivais de dança do mundo, como o de Joinville, o Prêmio Desterro e o Festival Tanzolymp, na Alemanha.

A Diamante Energia, mantenedora do Parque e empresa parceira da Prefeitura e da cidade, também fará a apresentação de um vídeo institucional. Um coquetel também será oferecido.

Venha participar desta festa e cantar os parabéns conosco, traga sua família. Não será necessário o uso de máscara. O acesso é franco.

História

O povoamento da região de Capivari de Baixo começou no século 18, com o deslocamento da colônia de Santo Antônio dos Anjos, de Laguna, por volta de 1721. Os primeiros habitantes desta região foram os tupis-guaranis, mais conhecidos como Carijós, e posteriormente vieram os imigrantes açorianos, portugueses e italianos para compartilharem as suas terras.

A origem do nome Capivari de Baixo vem do significado da palavra “Capivary”, que no dicionário Tupi-Guarani, de Silveira Bueno, significa “Rio das Capivaras”. A este rio, os índios denominam “Capivary” e assim deu origem ao nome. Capivari de Baixo surgiu em função de esta ser a parte final do rio que tem nascente no município de São Bonifácio.
Até 1941, Capivari era uma região agrícola, até que a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, provocou um aumento considerável na população e, assim, tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos.
Em 2 de setembro de 1985, o então vereador Luiz Carlos Brunel Alves apresentou projeto transformando o bairro de Capivari em distrito, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores de Tubarão. A Lei criando o distrito foi sancionada em 4 de julho de 1986, pelo prefeito Miguel Ximenes de Melo Filho.
Em 13 de outubro de 1986, foi homologada a Lei que criou o distrito de Capivari de Baixo pelo governador do Estado, Esperidião Amin Helou Filho, depois de aprovada pela Assembleia Legislativa.
No dia 18 de outubro de 1987, foi instalado oficialmente o distrito em ato solene na praça da matriz, com inauguração do monumento alusivo, sendo prefeito de Tubarão Miguel Ximenes de Melo Filho – na interinidade de Luiz Carlos Brunel Alves. No dia 21 de agosto de 1991, foi criada a comissão de emancipação.
Em 15 de março de 1992, foi realizado o plebiscito e aprovada a emancipação com 4.377 votos a favor. No dia 27 de março do mesmo ano foi aprovada, pela Assembleia Legislativa, a criação do município de Capivari de Baixo, desmembrando-o de Tubarão.

No dia 30 de março de 1992, o governador Vilson Pedro Kleinubing sancionou a Lei nº 8.556, criando oficialmente o município de Capivari de Baixo. No dia 1º de janeiro de 1993, foram empossados o prefeito Nilton Augusto Sachetti e seu vice, Amadeu Felipe Maciel da Luz, os primeiros administradores do município.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Governo de Capivari de Baixo