Tubarão

Um procedimento cirúrgico diferenciado foi realizado no Hospital Socimed nos, em Tubarão, nos últimos dias, desta vez para tratamento de câncer de próstata. Os médicos urologistas Francisco Marconato e Eduardo Miranda realizaram uma ‘Prostatectomia Radical Videolaparoscópica’, considerada um procedimento desafiador na especialidade. Além da remoção completa do câncer, a cirurgia requer especial atenção com a preservação de estruturas delicadas do corpo responsáveis pela ereção e contenção de urina.

“O tratamento cirúrgico do câncer de próstata permanece uma das melhores opções para o tratamento curativo dessa patologia. No Brasil, ainda a cirurgia convencional aberta é a mais realizada. Com os objetivos de reduzir o tempo de internação pós-operatório, minimizar a dor e facilitar o retorno mais rápido ao trabalho, a prostatectomia radical videolaparoscópica surgiu para atender a esses objetivos. Porém, dada a alta complexidade desse procedimento, a maioria dos serviços ainda realiza a cirurgia via tradicional, aberta”, afirma Francisco.

Por causa de sua complexidade, este tipo de cirurgia é pouco realizado, este, um dos primeiros casos no Sul do Estado. Comprovando a efetividade do método, o paciente recebeu alta no segundo dia de pós-operatório, com boa evolução. “Por meio dessa técnica cirúrgica, uma câmera de vídeo capta as imagens da cirurgia em tempo real, tendo a capacidade de aumentá-las em até oito vezes, o que permite uma melhor identificação das estruturas”, explica Eduardo.

Sobre os especialistas

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Francisco Marconato é diretor técnico e urologista da Clínica Marconato/Urosul. Médico integrante do Corpo Clínico do Hospital Socimed, em Tubarão, é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (Tisbu) e da European Association of Urology (EAU).

Graduado em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Eduardo Miranda é mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná e urologista da Clínica Marconato/Urosul. Médico integrante do Corpo Clínico do Hospital Socimed, em Tubarão, e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (Tisbu).