O excesso de sol, sem as devidas precauções, como o uso de filtro solar, é fator determinante para o câncer de pele ser o de maior incidência no Brasil. Para que a detecção da doença não ocorra tarde demais, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove uma campanha nacional de prevenção. Em Tubarão, um grupo de alunos de medicina, acompanhados por uma médica dermatologista e uma enfermeira, fará atendimento clínico no próximo dia 27, sábado.

O público-alvo é composto por pessoas de toda a Amurel com histórico de câncer na família ou sinais diferentes (mais sensíveis, cor alterada, aumento de tamanho) na pele. De acordo com a gravidade da lesão, o dermatologista fará o encaminhamento para tratamento ou realização de outros exames. “Só faremos o atendimento de pessoas com suspeita de câncer”, avisa a enfermeira Kátia Regina de Bonna Porton.
As consultas médicas serão realizadas no Ambulatório Médico das Especialidades da Unisul, localizado na rua Pedro Gomes de Carvalho (atrás do Supermercado Machado), no bairro Oficinas. O horário de atendimento aos pacientes será entre 9 e 14h30min.

Várias cidades no Brasil participarão desta campanha. Em Tubarão, o evento é organizado pelo curso de medicina da Unisul, com apoio da secretaria de saúde da prefeitura. No ano passado, a campanha em identificou cinco pessoas com câncer de pele na cidade.