#Pracegover Foto: na imagem há vários cães deitados na calçada
#Pracegover Foto: na imagem há vários cães deitados na calçada

Um mutirão de vacinação contra a raiva nos cães em situação de rua, em Laguna, ocorrerá nesta sexta-feira (22) entre 14 até às 18h, em uma tenda em frente ao Mercado Público. A iniciativa é realizada por meio da Secretaria de Pesca e Agricultura, com apoio da Secretaria de Saúde da prefeitura de Laguna.

Serão aplicadas 200 doses de vacina. Devem ser imunizados os cães e gatos a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. Protetores e cuidadores de cães errantes podem levar os animais até o local durante o horário divulgado. A raiva é uma doença infecciosa viral aguda com um alto nível de letalidade, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro.

A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus. Se um animal, inclusive cães e gatos, estiver infectado com a raiva e morder, lamber ou arranhar um indivíduo, ele pode acabar por desenvolver a doença.

A vacinação dos animais é a melhor forma de prevenir a difusão da raiva. Dessa forma, a vacinação antirrábica é essencial não só para cães e gatos, como também é uma forma de prevenção da saúde pública.

Animais com diarreias, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Os pets devem ser conduzidos por pessoas capacitadas. Cachorros bravos ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada. Após a vacinação, o tutor deve oferecer água e alimentação ao animal normalmente.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul