A partir deste domingo (27) as Eleições Municipais 2020 entram em uma nova etapa em todo o país, com o início da campanha aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. A partir de hoje, os candidatos estarão liberados, por exemplo, a pedir votos e divulgar as suas propostas nas ruas, na internet e também na imprensa escrita. Já a propaganda gratuita em rádio e televisão do primeiro turno – marcado para 15 de novembro – será veiculada de 9 de outubro a 12 de novembro.

Na Amurel cerca de 280 mil eleitores devem ir às urnas em novembro. Destes, 78.494 votam em Tubarão. Na Cidade Azul mais de 8.5 mil títulos foram cancelados e 951 suspensos. O segundo município que tem mais eeitores é Imbituba com 37.071 títulos regulares, 305 suspensos e mais de 3.7 mil cancelados.

A histórica Laguna possui 34.550 eleitores aptos ao voto. Mais de 4 mil títulos foram cancelados no município e 470 títulos suspensos. Braço do Norte tem atualmente 24.086 pessoas aptas ao voto, 1.9 cadastros cancelados e 278 documentos suspensos. Emancipado em março de 1992, Capivari de Baixo poderá ter este ano 17.331 cidadãos exercendo o seu direito ao voto, porém não poderá contar com 176 pessoas que tiveram os seus títulos suspensos e 1.7 mil com os documentos cancelados. A cidade que menos deverá ter a participação dos eleitores é Santa Rosa de Lima com apenas 1.994 regularizados. Foram cancelados 134 títulos e 14 suspensos.

Neste pleito eleitoral, Tubarão terá cinco candidatos a prefeito: Cristiano Ferreira (MDB), Diego Goulart (PSL), José Fontoura (PT), Marcos Brunato (PSDB) e Joares Ponticelii (Progressistas). Este último concorre à reeleição. A cidade também tem uma centena de nomes que disputam uma cadeira na Câmara de Vereadores. A Capital Nacional da Baleia-Franca, além da busca pela reeleição de Rosenvaldo Júnior (PSB), há a candidatura de Michela Freitas (PSDB), Christiano Lopes (PSD), Tânia Ferreira (PT) e Adriana Lumma (PSL).

Em Laguna, Peterson Crippa, o Preto (DEM), Samir Ahmad (PSL), Pedro Paulo Alves (Solidariedade), Evandro Farias (PL), Gilberto Sousa (PSC) e Mauro Candemil (MDB), busca a reeleição. Na Capital Nacional do Gado Jersey Beto Kuerten Marcelino (PSD) tenta a reeleição e Emerson Machado Fernandes, o Mano (PSL) também busca alcançar a cadeira do poder Executivo.

Capivari de Baixo terá quatro candidatos a prefeito: Professor Cláudio (PT), Claudir Bitencourt (PSDB), Expedito Michels (Cidadania) e Vicente Costa (PSL). Santa Rosa de Lima traz duas candidaturas: Salésio Wiemes (PT) e Anselmo Heidemann (MDB) busca ocupar a cadeira do Executivo municipal.

No mês passado, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu ampliar o horário de votação nas eleições municipais de 2020 em uma hora por causa da pandemia da covid-19. Será das 7h às 17h (horário local) no primeiro turno, marcado para o dia 15 de novembro.

O horário também vai valer para o segundo turno, no dia 29 de novembro. O horário de votação de 7h às 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul