Cerca de 800 quilos de alimentos (ração) para cães e gatos foram distribuídos nesta semana para 19 cuidadores de pets, em Tubarão, Capivari de Baixo, Laguna e Braço do Norte, como forma de ajudar na sobrevivência dos animais em situação de rua. A iniciativa é dos advogados da Cidade Azul, Marcus Vinicius Acorsi e Gustavo Botega. Eles realizam diversas ações sociais em defesa dos animais.

Acorsi explica que os alimentos foram divididos conforme o número de animais que cada ‘protetor’ cuida em casa ou na rua. Foram instalados em alguns pontos de Tubarão, ‘comedouros’ e ‘bebedouros’ de PVC para os animais. “O intuito é que os cuidadores de pets abasteçam esses lugares para os animais se alimentarem. Instalamos cinco pares, mas vamos dar sequência com o tempo. O intuito é ter um par em cada bairro e que ao menos uma pessoa possa se responsabilizar para realizar o trabalho. Nos bairros mais próximos podemos fazer a ação”, enfatiza.

O objetivo da ação de Acorsi e Botega é o de amenizar o sofrimento dos animais abandonados em meio à pandemia do novo coronavírus. A ação incentiva a população a colocar água e alimento para cães e gatos nas proximidades das residências. Além dos animais que já viviam nas ruas, outros tantos foram abandonados.

A campanha teve início há duas semanas e arrecadação dos alimentos para os animais em situação de rua e para aqueles que são amparados por cuidadores surpreendeu os organizadores. As doações ocorreram por meio de contato telefônico. Além disso, um proprietário de uma agropecuária em Jaguaruna se propôs a ajudar com a iniciativa e em Tubarão um comerciante de um pet shop também participa da ação.