Carolina Carradore
Tubarão

A campanha eleitoral iniciou oficialmente no último dia 6, mas somente agora é que os candidatos esquentam os motores na busca desenfreada por votos. Com estratégias afinadas, muitos estreitam laços com as bases eleitorais, passam a montar comitê e alguns até preparam o lançamento da candidatura em grande estilo.
O ritmo ainda é lento e vai demorar mais algumas semanas para a região ser invadida de santinhos, carros de som e comícios.

O primeiro a colocar o time em campo oficialmente será o professor Douglas Antunes (PSC), de Tubarão. Candidato a uma vaga à assembleia legislativa, ele lança a candidatura amanhã, no Clube 1º de Maio. Uma carreata sairá do bairro Guarda margem direita. Na segunda-feira, Douglas passa a visitar a região oeste e o norte do estado, em busca de apoio das bases.

O candidato de Capivari de Baixo Araildo Domingos Liberato (PDT), o PG, marcará o início da campanha a deputado estadual com uma bela costelada, no próximo dia 30, em frente à Praça da Bandeira, no centro da cidade. O ex-vice-prefeito de Capivari de Baixo embarcou ontem para a região de Chapecó, onde pretende ficar por duas semanas, em busca de apoio.

Nova candidata
O PSDB tem mais uma candidata na região. Trata-se da comerciante Keli Cordeiro Oliveira, 29 anos, moradora de Laguna. Keli já havia tentado uma vaga na câmara de vereadores de Laguna e o seu nome figura na lista de candidatos para as eleições 2010, desde a primeira semana deste mês. A redação do Notisul não havia sido informada de sua candidatura.

Franciscana

O aposentado Manoel Moura (PDT), de Jaguaruna, candidato a deputado estadual, entra na campanha eleitoral reunindo forças na campanha franciscana. “Já estamos em campo em busca de votos. Como temos poucos recursos, o lançamento de candidatura será tímido”, enfatiza.

O advogado Alexandre Moraes (PMDB), de Tubarão, lança a sua candidatura no dia 15 do próximo mês. O local ainda não foi definido. O corpo a corpo inicia mesmo no próximo dia 25, data em que inaugura o comitê do PMDB.

O ex-prefeito de Tubarão, Carlos Stüpp (PSDB), lança a sua campanha na primeira quinzena do próximo mês. Stüpp, candidato a deputado estadual, faz contato com as bases e durante toda a semana visita o interior.

O deputado Joares Ponticelli (PP), de Tubarão, que tenta a reeleição, também prepara para agosto o lançamento da candidatura. Ele reúne-se nos próximos dias com o diretório regional do PP e do PDT para que ambos os partidos tenham participação na coordenação de campanha de Ângela Amin (PP) e Manoel Dias (PDT).
André Igreja, candidato a deputado estadual de Imbituba pelo PDT, traça o planejamento da campanha e fecha essa semana o apoio com as bases.

Rumo à câmara federal

O vereador de Tubarão Edson Firmino (PDT), candidato a uma vaga na câmara federal, discute nos próximos dias, junto com outros colegas, a coordenação da campanha majoritária, representada por Angela Amin (PP) e Manoel Dias (PDT). Hoje, ele tem um encontro com os brizolistas de Criciúma.

O deputado federal Edinho Bez (PMDB), de Gravatal, que tenta a reeleição, optou por visitar as bases do interior e ainda divide a campanha eleitoral com os trabalhos da câmara. Já Gilsara Dias Hansen (PTB), pastora evangélica em Tubarão, candidata a deputada federal, também esquenta as conversas com as bases. Essa semana, busca adesão das lideranças evangélicas e empresariais de Tubarão e Capivari de Baixo.

O professor petista Ademir Milo Mota da Silva, de Gravatal, tem uma extensa agenda a cumprir nos próximos dias. Candidato a deputado federal por Gravatal, participou ontem, em Criciúma, da apresentação dos candidatos da majoritária Ideli Salvatti (PT) e Guido Bretzke (PT).