Imbituba

O bombeiro imbitubense Israel José Silveira Trajano recebeu na segunda-feira (26), uma Moção de Congratulação, entregue pelo presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Luiz Rodrigues (PSD) e pelo vice-presidente da Casa, Humberto Carlos dos Santos (MDB), pelo ato de heroísmo praticado no último dia 5 de março, quando o ele passeava com sua família pela praia da Vila.

Mesmo em seu período de folga, o soldado BM Trajano, de 33 anos, não hesitou em arriscar a própria vida e, num ato de bravura,humanidade e coragem, salvou um homem de afogamento e ajudou a resgatar outras três vítimas da mesma família, naquele dia, uma terça-feira de Carnaval.

O soldado compareceu à Cerimônia com a família e aguardou o momento acompanhado das vítimas, em especial de seu Lauri, 55 anos, que exaurido após tentar salvar os demais pessoas de sua família já estava emsituação de afogamento quando foi resgatado pelo bombeiro de folga.

O momento mais aguardado da noite foi marcado pela emoção, primeiro do presidente da Casa que, ao ler uma carta de agradecimento endereçada ao bombeiro que salvou o ‘Seu Lauri e a Família’ escrita pela esposada vítima, ficou emocionado e interrompeu a leitura que passou a ser lida pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Renato Ladiada. Depois, pelas lágrimas do próprio homenageado que ao usar a Tribuna também emocionou-se ao recordar aqueles momentos marcados pelo perigo e heroísmo.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Robertinho Rodrigues, reiterou as palavras ditas ao propor, junto com o vereador Humberto,a homenagem:

“Estamos passando por um momento em nossa história que atos de coragem, de despojamento, de verdadeiro altruísmo, não acontecem comfrequência. O que presenciamos, o que chega ao nosso conhecimento é sempre opior. Atos como esse, do soldado Trajano, filho de Imbituba, nos deixa muito felizes e orgulhosos. Uma boa notícia, um fato que graças à ação de pessoas de bem, acabou sem sofrimentos maiores, sem a perda de entes queridos, também aqui da nossa terra. Sentimo-nos felizes, eu e o vereador Humberto, de podermos seros porta-vozes de um momento assim”.

O soldado BM Israel Trajano recebeu das mãos dos autor desta homenagem o Diploma de reconhecimento pelo trabalho humanitário realizado pelo militar e após ele, sua família e a família das vítimas posaram para fotos com os autores da homenagem e com os demais vereadores da Casa, que aprovaram a Moção, por unanimidade.

O resgate

Por volta das 18h30 do último dia 5 de março, uma terça-feira de Carnaval, o soldado, que é imbitubense e atua há mais de cinco anos (5 anos e 11 meses) no Corpo de Bombeiros, estava com a família na praia da Vila, quando avistou um grupo de quatro pessoas sendo arrastadas para alto-mar no canto Norte, próximo ao Costão.

Rapidamente e sem materiais auxiliares, ele não mediu esforços para resgatar as pessoas em situação de risco. Na zona de arrebentação, Trajano verificou que havia um homem de cerca de 55 anos que jáse encontrava em pânico e, um pouco mais afastadas, mais próximos da orla, as demais vítimas que na sequência foram resgatadas por um guarda-vidas em um pranchão.

A forte correnteza dificultou o acesso do soldado até as proximidades dos turistas e da vítima em estado mais crítico. Após 10 minutosde esforço e desgaste físico, o militar conseguiu conduzir o homem até um local seguro e de lá pôde então ser levado ao posto de guarda-vidas para avaliação junto às demais vítimas surpreendidas pelo mar.